POLÊMICA

Vanderlan elogia novo decreto do governo, mas critica articulação política

O senador Vanderlan Cardoso (PSD) usou as redes sociais para elogiar novo decreto do governo…

Vanderlan se opõe a Caiado e apoia medidas econômicas de Bolsonaro
Vanderlan se opõe a Caiado e apoia medidas econômicas de Bolsonaro

O senador Vanderlan Cardoso (PSD) usou as redes sociais para elogiar novo decreto do governo estadual relativo ao enfrentamento do coronavírus. Por outro lado, o parlamentar fez críticas quanto a articulação política do governo estadual, que segundo ele, tem colocado prefeitos contra senadores. As manifestações foram feitas no fim de semana.

Elogios

Sem citar o nome do governador Ronaldo Caiado, Vanderlan disse que está correto o decreto do governo estadual que obriga o uso de máscaras. Pelo decreto, o uso é orientado em locais cujo funcionamento foi autorizado.

Vanderlan ainda disse por meio do twitter que  a sair de casa, toda pessoa deve usar máscara para proteger a si e aos outros.  Além disso ele sugeriu que os governos possam fazer campanha educativa nos meios de comunicação para conscientizar a população sobre a importância do uso da máscara.

Críticas

Se por um lado houve elogios do senador quanto ao decreto, por outro Vanderlan não poupou críticas à administração estadual, referente a área de articulação política, por conta de projeto que está no Senado que visa ajuda a Estados e Municípios, como forma de compensação das perdas do ICMS e do ISS.

Ele argumentou que como ex-prefeito e municipalista, sempre defendeu Estados e Municípios. Recomendou que os governos estaduais deveriam buscar o diálogo direto com o Senado para entender as dificuldades de aprovação do projeto de lei que visa a concessão de ajuda federal aos Estados e Municípios.

O parlamentar disse que ainda não foi procurado pelo governo estadual e que a área da articulação poderia estar dialogando e “não colocando prefeitos contra senadores”.

Vanderlan disse ainda que busca o equilíbrio, espera que a ajuda chegue rápido. Ele ainda ressaltou que só chegará a um “consenso com diálogo e sem arrogância”.