GOIÃNIA

Vereador quer instalar CEI para averiguar contrato de asfalto em Goiânia

O vereador Santana Gomes (PRTB) quer abrir uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar…

MP pede informações à Prefeitura sobre impactos das obras de recapeamento no trânsito de Goiânia
Recapeamento em Goiânia (Foto: Reprodução)

O vereador Santana Gomes (PRTB) quer abrir uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar contrato entre a Secretaria de Infraestrutura de Goiânia (Seinfra) e empresas para reconstrução de 630 quilômetros de asfalto em 110 bairros da capital. O parlamentar solicitou à pasta municipal documentação como cópias do contrato, medições e quantidade de massa usinada e local usinado.

Santana Gomes afirma que tem recebido diversas denúncias que apontam irregularidades na prestação do serviço por parte das empresas responsáveis à prefeitura de Goiânia. Por isso, solicitou a documentação e afirma já ter a quantidade necessária de assinaturas para instalação da CEI na Câmara Municipal.

Entretanto, diante da possibilidade da CEI ser instaurada, 32 servidores da Seinfra assinaram nota de repúdio à tentativa de fiscalização dos contratos pelo vereador. A nota diz ser “maldosas e falsas” as “insinuações do parlamentar sobre suposta irregularidade.

“Já foram executados 2,61 milhões de metros quadrados, restando ainda 4,85 milhões de metros quadrados para serem concluídos pela atual gestão, até abril de 2022. É objeto de fiscalização interna da Seinfra, com acompanhamento da controladoria municipal, CGU, da Caixa Econômica e de auditoria externa feita por empresas especializadas”, aponta a nota dos servidores.

A nota ainda continua dizendo que os servidores não temem qualquer tipo de investigação, mas que exigem respeito à honra, integridade, honestidade e lisura no cumprimento das funções.

Santana Gomes, por outro lado, se disse espantado ao Mais Goiás diante da resposta dos servidores. Ele afirma que em nenhum momento citou a pasta ou a prefeitura e que faz parte do papel de um vereador fiscalizar. “A nota não tem assinatura do prefeito ou do secretário da pasta. O que é de se estranhar. Os servidores estão advogando pelas empresas privadas?”, indaga.

Veja íntegra da nota da Seinfra:

A Prefeitura de Goiânia respeita o trabalho dos vereadores e as prerrogativas da Câmara Municipal. Todo o trabalho obedece rigorosamente as normas da legalidade e transparência. Está aberta a prestar todos os esclarecimentos à imprensa , parlamento e sociedade em geral. No caso do contrato em voga, foi firmado pela gestão passada e é objeto de fiscalização de diversos órgãos municipais e federais , além de auditoria externa permanente. Vale destacar que até o presente momento, nenhuma informação foi solicitada e nenhum indício de irregularidade foi apresentado à Prefeitura, que, não obstante disso, está pronta a prestar todos os esclarecimentos e punir os responsáveis caso seja constatado qualquer desvio no cumprimento do contrato.