Vereador quer ônibus gratuito em Goiânia nos domingos e feriados
"Medida gera benefícios sociais, econômicos e ambientais", afirma Professor Edward

A Câmara de Goiânia analisa projeto de lei que autoriza a prefeitura a conceder gratuidade no transporte coletivo urbano, aos domingos e feriados, a todos os usuários. O texto foi protocolado pelo vereador Professor Edward (PT), na quinta-feira (20).
Conforme a matéria, o benefício contemplará as linhas municipais operadas por empresas concessionárias ou permissionárias. Edward explica que a proposta segue tendência que já ocorre em 80 cidades do País.
“Essas experiências demonstram que a medida gera benefícios sociais, econômicos e ambientais, pois a gratuidade no transporte público, aos domingos e feriados, ampliará o acesso da população a espaços de lazer e de cultura e a serviços essenciais”, afirma.
Ele cita São Paulo. No caso do município, “a política de tarifa zero proporciona uma cidade mais acessível e estimula a convivência social. É um incentivo à mobilidade das pessoas de baixa renda, que muitas vezes se restringem ao deslocamento essencial entre casa e trabalho durante a semana. A gratuidade permite que esses cidadãos usufruam plenamente do espaço urbano; fortalece o direito à cidade; e contribui para a redução das desigualdades sociais”.
Edward acredita que a medida pode estimular a economia local, por meio do comércio e do turismo. O projeto ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara antes de ir a plenário.
O Mais Goiás procurou o vereador para perguntar sobre os impactos financeiros do projeto. “Não tem custo, pois o projeto é autorizativo, mas vamos fazer um estudo.”