INOCENTE

Vereador se veste de palhaço em protesto contra IPTU de Goiânia: “fui enganado”

Uma cena inusitada marcou o retorno dos trabalhos dos vereadores da Câmara Municipal de Goiânia…

Vereador sargento Novandir positiva para Covid após participar de programa de rádio
Vereador sargento Novandir positiva para Covid após participar de programa de rádio (Foto: divulgação - redes sociais)

Uma cena inusitada marcou o retorno dos trabalhos dos vereadores da Câmara Municipal de Goiânia nesta terça-feira (1). Vestido com roupa de palhaço, o vereador Sargento Novandir (sem partido) subiu na tribuna ao som de uma música circense e com bolinhas nas mãos. Após fazer demonstração de malabarismo ele pediu desculpas à população por ter aprovado o Código Tributário Municipal, que resultou no aumento do valor de IPTU para alguns imóveis da capital. “Fui enganado”, afirmou.

Norvandir ressaltou que não sabia que o imposto teria um reajuste superior a 45% ao aprovar o mencionado texto. O vereador também fez duras críticas ao secretário de finanças do município, Geraldo Lourenço. Segundo ele, o gestor “merecia um couro de cinto”. Manifestação ocorre após repercussão negativa do aumento entre vereadores e populares.

O prefeito Rogério Cruz e o Geraldo Lourenço não comentaram a crítica circense. A prefeitura, no entanto, comentou o cálculo do IPTU por meio de nota.

De acordo com o documento, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) se reuniu com vereadores na segunda-feira (31/1) para apresentar detalhes dos lançamentos do IPTU 2022. De acordo com o Paço, os cálculos discutidos durante a tramitação do Código Tributário Municipal estão assegurados, conforme a emissão dos boletos, que prevê a isenção ou redução para 55,6% dos imóveis residenciais no município.

Na oportunidade, Rogério também destacou o cumprimento de benefícios fiscais para o desenvolvimento econômico na cidade, “como redução de 60% do ISS para diversos segmentos econômicos, além da isenção total para as construções novas ou requalificadas de habitações coletivas, de uso residencial ou misto, localizadas nos Setores Central, Leste Vila Nova e Campinas”.

Isenções também contemplam, conforma aponta a nota, imóveis classificados como bens culturais; de atividades de estacionamento de veículos exercidas em novas construções de edifício-garagem e estacionamento subterrâneo; imóveis tombados, desde que mantidas as características originais; áreas de Preservação Permanente – APP’s, quando mantidas as características originais, nos termos do Plano Diretor de Goiânia; áreas de Interesse Social – AEIS, nas fases de aprovação e implantação do respectivo projeto.

“Também foram estabelecidas isenções para a primeira aquisição de imóvel destinado à instalação e funcionamento de empresas nos Arranjos Produtivos Locais; para imóveis de propriedade comprovada e exclusiva dos Clubes de Futebol Profissional, sediados no Município de Goiânia e que tenham relação com suas atividades essenciais; para os serviços referentes à armazenagem e logística de e-commerce, na forma de gestão do processo de fulfillment; além de outros benefícios no projeto aprovado”, consta no documento.

Veja a íntegra abaixo a nota da prefeitura sobre vereador que se vestiu de palhaço contra o IPTU

[olho author=””]

“O prefeito Rogério Cruz se reuniu ontem com vereadores para apresentação detalhada dos lançamentos do IPTU 2022. Durante a reunião, ficou demonstrada que os cálculos discutidos durante a tramitação do Código Tributário Municipal estão assegurados, conforme a emissão dos boletos, que prevê a isenção ou redução para 55,6% dos imóveis residenciais no município. Também foram destacados o cumprimento de benefícios fiscais para o desenvolvimento econômico na cidade, como redução de 60% do ISS para diversos segmentos econômicos, além da isenção total para as construções novas ou requalificadas de habitações coletivas, de uso residencial ou misto, localizadas nos Setores Central, Leste Vila Nova e Campinas.

Também foram beneficiados com isenções os imóveis classificados como bens culturais; de atividades de estacionamento de veículos exercidas em novas construções de edifício-garagem e estacionamento subterrâneo; imóveis tombados, desde que mantidas as características originais; áreas de Preservação Permanente – APP’s, quando mantidas as características originais, nos termos do Plano Diretor de Goiânia; áreas de Interesse Social – AEIS, nas fases de aprovação e implantação do respectivo projeto.

Também foram estabelecidas isenções para a primeira aquisição de imóvel destinado à instalação e funcionamento de empresas nos Arranjos Produtivos Locais; para imóveis de propriedade comprovada e exclusiva dos Clubes de Futebol Profissional, sediados no Município de Goiânia e que tenham relação com suas atividades essenciais; para os serviços referentes à armazenagem e logística de e-commerce, na forma de gestão do processo de fulfillment; além de outros benefícios no projeto aprovado.

Assessoria de Imprensa do prefeito Rogério Cruz”

[/olho]