Câmara Municipal

Vereadora pede a renúncia de Iris Rezende

“Goiânia tem hoje a pior saúde do País, o pior programa de habitação e transporte…

“Goiânia tem hoje a pior saúde do País, o pior programa de habitação e transporte público. Ou seja, temos o pior prefeito do País”. Com essa declaração, feita da tribuna da Câmara na sessão de hoje (4), a vereadora Sabrina Garcêz (PMB) sugeriu ao prefeito Iris Rezende que renuncie ao cargo. “Parece que ele está com problema de saúde e isso o impede de exercer o cargo plenamente. Quem toma as decisões no Paço é a sua esposa Iris Araújo, que o prefeito apoia para que ela seja deputada federal. Enquanto isso, a cidade vive um caós administrativo”, completou.

As declarações da vereadora do PMB provocaram as mais variadas reações, inclusive dos que compõem a base política de Iris na Câmara. Mas Sabrina frisou que “o fato de dona Iris cuidar da saúde do marido é perfeitamente normal. Não cabe nenhuma crítica. Mas o reverso da história é o diálogo está fechado com esta Casa, com reflexos no comportamente da bancada de apoio ao Paço. Portanto, que ele reflita sobre tal situação e renuncie. É uma atitude sensata. Ele precisa entender que seu tempo passou. Basta observar o cáos e o calapso administrativo que a cidade vive”, completou.

O vereador Izidio Alves (ex-peemedebista), hoje no PR, disse que discordava das colocações de Sabrina Garcêz. “O Prefeito é um homem trabalhador e responsável. Ele está bem de saúde, ou seja, vai continuar no cargo e dar um show de administração municipal. É importante que sua família esteja do seu lado, apoiando-o nessa pesada tarefa de administrar Goiânia”, afirmou.

Sabrina retrucou dizendo que “Iris deve renunciar porque perdeu a agilidade, não tendo mais condições de governar, como ocorreu em 2005, quando realizou um ótimo governo. Isto é, o atual não é o Iris de outrora”.

Críticas

Kleybe Morais (PSDC), que é da base de apoio do prefeito na Câmara, lamentou a falta de diálogo na Casa. “A base está perdida. Até agora, não foi escolhido o líder do prefeito nesta Casa. Isso dificulta qualquer articulação política. Infelizmente, politicamente nunca tivemos uma conversa com o Prefeito”.

Já Elias Vaz (PSB), disse que Iris Rezende “está patinando no cargo”. “Não tem merenda escolar, falta insulina para os diabéticos, o transporté público é uma vergonha. As colocações da vereadora Sabrina são corretas. Vivemos uma situação caótica, que tende piorar mais ainda”, defendeu.

Lucas Kitão (PSL) disse que confia na experiência do prefeito. “Agora, é preciso entender que a administração pública é essencialmente política. É importante a abertura de uma canal de diálogo com este poder. Do jeito que está não pode ficar”, frisou.

Tiãozinho Porto (Pros) concorda que a situação da atual administração municipal é de dificuldades. “Mas acredito no prefeito, por se tratar de um político experiente e cauteloso. Defendo sua administração”, ponderou.

Indagada, a vereadora Sabrina Garcêz acha que o quadro atual não é para se propor o impeachement do prefeito na Câmara. “Não existe, no caso, base para isso. O que defendemos é a sua renúnica pura e simples”, concluiu.

C0m informações da Câmara Municipal de Goiânia.