LEGADO

Vereadores preparam homenagens a Iris Rezende com referência a mutirões em Goiânia

Vereadores de Goiânia preparam homenagens a Iris Rezende (MDB) com referência aos históricos mutirões. A…

Iris terá culto memorial na próxima quarta-feira (24)
Iris terá culto memorial na próxima quarta-feira (24) (Foto: Jackson Antunes - Divulgação)

Vereadores de Goiânia preparam homenagens a Iris Rezende (MDB) com referência aos históricos mutirões. A Vila Mutirão e Avenida Mutirão devem ser locais de memória com nome do ex-prefeito e ex-governador morto na terça-feira (9).

Uma das homenagens será do vereador Anselmo Pereira (MDB), que pretende aplicar recursos de emenda impositiva para a construção de memorial a Iris Rezende. O local deve ser na Vila Mutirão, na região Noroeste, reduto histórico do decano.

Henrique Alves (MDB) pretende apresentar projeto para que a Avenida Mutirão seja denominada Avenida Mutirão Iris Rezende.

Legado de Iris vem de mutirões

Grande parte do legado de Iris Rezende está ligado aos mutirões, marca que forjou quando foi prefeito de Goiânia pela primeira vez em 1965, aos 32 anos. O bairro Vila Mutirão tem tudo a ver com isso.

Com falta de recursos para programas mais abrangentes de moradias populares, Iris buscou na zona rural a maneira de se construir casas e benefícios urbanos de forma coletiva, com doações de material e trabalho em conjunto.

No dia 16 de outubro de 1983, quando já eleito governador de Goiás pela primeira vez, Iris Rezende construiu 1 mil casas em um dia. Justamente na Vila Mutirão. O feito é considerado um dos maiores do mundo e entrou para o livros dos recordes.

A Vila Mutirão foi um bairro idealizado por Iris Rezende para ampliar sua política de construção de casas populares de forma coletiva.

O feito o orgulhava. Tanto que ainda em 2019 dizia que o mutirão era “referência até na ONU”.

LEIA MAIS:

Caiado anuncia mutirão em homenagem a Iris Rezende na região noroeste

“Eu não gosto, eu amo Goiânia. E tenho ciúmes”, disse Iris a enfermeiro no hospital

Iris é sinônimo de Goiânia e Goiás, diz filha do ex-prefeito