GOIÂNIA

Vereadores se posicionam contra antecipação de eleição da mesa diretora da Câmara

Pelo menos 24 dos 35 vereadores da Câmara Municipal de Goiânia assinaram manifesto contra a…

Com dois vereadores na oposição, Rogério Cruz vive boa governabilidade
Prefeito Rogério Cruz e vereadores (Foto: Jucimar Sousa / Mais Goiás)

Pelo menos 24 dos 35 vereadores da Câmara Municipal de Goiânia assinaram manifesto contra a antecipação da eleição da Mesa Diretora da casa legislativa. A intenção é tentar barrar o pleito que reconduziria o atual presidente Romário Policarpo (Patriota) à reeleição.

O líder do Republicanos na Câmara, vereador Leandro Sena, um dos articuladores da “rebelião”, aponta que não há clima para antecipação da eleição na casa. Além disso, avalia que a maioria dos parlamentares são contrários à ideia. Por isso, o número de assinaturas deve ampliar com a sessão desta terça-feira (4).

Nos bastidores, o grupo ligado a Romário Policarpo avalia que se trata de uma interferência do Paço na Câmara. Leandro Sena, que é do partido do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), nega que haja qualquer tentativa neste sentido. “Há independência do poder legislativo. É uma questão partidária”, aponta.

Segundo o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Goiânia – projeto que já passou na comissão Mista e deve ir a plenário nessa semana – será acompanhada de perto pelo Executivo. “A assessoria estará acompanhando de perto. Aquilo que os vereadores decidem, tem que ser sempre observado”, disse o gestor ao podcast do Mais Goiás, Poder em Jogo.

Sabrina Garcez (PSD), que também articula a derrubada da antecipação, aponta que é um movimento feito pelos vereadores, independente de ter ou não aval do Paço. “O mais importante é entender o que a população espera da Câmara agora. É uma antecipação de eleição? Na última legislatura cinco vereadores foram eleitos para outros cargos. Como fica caso alguém da Mesa seja eleito no ano que vem?”, indaga.

Procurado, o presidente da Câmara, por meio de sua assessoria, respondeu que não irá falar sobre um projeto que não está na pauta da Mesa Diretora.

Entenda

Na semana passada, a Comissão Mista da Câmara Municipal de Goiânia aprovou projeto de resolução que antecipa as eleições e altera a composição da Mesa Diretora e de Comissões Permanentes da Casa de Leis. A mudança cria a função de quarto vice-presidente e dois novos assentos nas Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJ); de Finanças e na Mista.

Relator da matéria na Comissão Mista, o vereador Juarez Lopes (PDT) deu parecer favorável à matéria e acrescentou emenda estabelecendo que a eleição para renovação da Mesa Diretora seja antecipada e realizada em Sessão Especial convocada com antecedência mínima de 48 horas.

Na terça-feira passada (27), o relator tentou colocar uma emenda para antecipar as eleições da Casa, mas a alteração foi barrada pelo vereador Lucas Kitão (PSL), sob o argumento de que a matéria não cumpriu o período de interstício de 24h na convocação.