TUDO PAGO

Vereadores usarão dinheiro público para viagem a evento de tecnologia em Portugal

Os vereadores Thialu Guiotti (Avante) e Leandro Sena (Republicanos) estão na comitiva que irá a…

Entrada da Câmara Municipal de Goiânia com fonte e jacaré no primeiro plano e bandeiras no segundo
Dois vereadores integram comitiva que irá a Portugal com recursos públicos (Foto: Câmara - Divulgação)

Os vereadores Thialu Guiotti (Avante) e Leandro Sena (Republicanos) estão na comitiva que irá a Lisboa, Portugal, com recursos da Câmara Municipal de Goiânia. Eles embarcam no dia 30 de outubro para viagem de sete dias para participação no Web Summit 2021, evento de tecnologia.

A viagem será feita através de contratação de empresa especializada com dispensa de licitação ao custo de R$ 41,5 mil, sem contar as diárias. A contratação foi publicada no Diário Oficial do Município de terça-feira (26).

A justificativa apresentada pela Câmara Municipal no Termo de Dispensa de Licitação é que os vereadores representarão a casa “com a finalidade de angariar experiência política pública aliada a projetos governamentais de empreendedorismo”.

Os vereadores irão com comitiva formada por 35 pessoas organizadas pela Associação Comercial Industrial e Serviços do Estado de Goiás (Acieg). O grupo será subsidiado pelo Sebrae Goiás, com exceção dos vereadores, que serão bancados com recursos da Câmara Municipal.

Thialu Guiotti, por meio de nota, afirma que os recursos estão dentro do orçamento anual da Câmara Municipal e que “os benefícios que Goiânia vai colher, justificam o investimento”.

Justificativa dos vereadores

Segundo o vereador, o roteiro da viagem inclui visita às maiores aceleradoras e incubadoras de Portugal; encontro com investidores; apresentação dos principais incentivos financeiros e tributários para novos negócios no país europeu; visitas técnicas; entre outros.

Leandro Sena, através da assessoria, afirma que o convite partiu da Acieg com o objetivo de trazer tecnologia de ponta para Goiânia. Entre elas “alternativas para o trânsito, em especial quanto ao funcionamento dos semáforos, que é um grande problema que estamos enfrentando, diante do caos da energia elétrica”.

Após a viagem, Sena pretende compartilhar experiências com a prefeitura para possíveis implementações em Goiânia enquanto cidade inteligente.