MUDANÇA

Veter Martins deixa PRD e se filia ao União Brasil sem alarde

Filiação ocorreu dias antes do prefeito Vilmar Mariano, aliado de longa data

Veter Martins deixa PRD e se filia ao União Brasil sem alarde
Veter Martins deixa PRD e se filia ao União Brasil sem alarde (Foto: Carlos Costa - Alego)

O deputado estadual Veter Martins migrou do PRD para o União Brasil sem fazer alarde. A informação foi divulgada pelo Goiás365 e confirmada pelo Mais Goiás nesta tarde de quarta-feira (17).

Em outras circunstâncias, ele não poderia trocar de legenda fora da janela partidária de parlamentares da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) – esta somente em 2026. Contudo, como o PRD é resultado de fusão entre o Patriota e o PTB, existe a autorização.

A mudança ocorreu antes do prefeito Vilmar Mariano deixar o MDB e ir para o União Brasil. Os dois são aliados de longa data.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a filiação de Veter ocorreu em 27 de março. Já Vilmar foi para o partido do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) em 4 de abril.

Inclusive, conforme divulgado pelo portal, um dia antes da filiação, o prefeito topou se filiar ao União Brasil para viabilizar a candidatura à reeleição neste ano. Em reunião na noite de 2 abril, ele conversou sobre o assunto com o vice-governador Daniel Vilela (MDB), o ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB) e o ex-deputado Leandro Vilela.

À época, o prefeito chamou uma reunião com todo o secretariado para anunciar a decisão. A filiação dele ocorreu junto com a do empresário Sandro Mabel, nome de Caiado à prefeitura de Goiânia. Veter é um dos responsáveis pela pacificação da base caiadista em Aparecida de Goiânia.