Vídeo mostra “posse secreta” de vereador foragido de Ceres
Na última quinta-feira (9), a Câmara Municipal de Ceres suspendeu de forma cautelar a posse de Osvaldo Cabal

Um vídeo que o Mais Goiás teve acesso mostra o vereador por Ceres Osvaldo José Seabra Júnior, conhecido como Osvaldo Cabal (PL), em uma “solenidade de posse secreta” para assumir o cargo em 1º de janeiro. O evento aconteceu na sala da Secretaria da Câmara, após sessão que empossou os demais eleitos.
Na gravação, Osvaldo aparece com outros dois homens. O Mais Goiás questionou a Câmara Municipal para identificá-los e aguarda retorno.
Na última quinta-feira (9), a Câmara Municipal de Ceres suspendeu de forma cautelar a posse do vereador, após recomendação do Ministério Público de Goiás (MPGO). Osvaldo tinha participado da solenidade secreta com mandado de prisão em aberto. O documento foi expedido em 10 de dezembro, no âmbito da investigação da Operação Ephedra, deflagrada pelo MPGO.
Ele é suspeito de integrar uma organização criminosa envolvida na produção e venda de “rebite”, uma droga estimulante utilizada principalmente por caminhoneiros com objetivo de descumprir o período de descanso obrigatório entre as viagens.
Além da suspensão da posse, o presidente da Casa, Glicério de Moraes Mendes Júnior, determinou a “comunicação interna aos demais vereadores e a todos os agentes públicos vinculados à Câmara de Vereadores de Ceres da existência de ordem de prisão expedida contra Osvaldo José Seabra Junior, para providenciarem o fiel e imediato cumprimento da ordem judicial caso Osvaldo compareça à sede do Poder Legislativo local”.
Vereador investigado por lavagem de dinheiro em esquema de ‘rebite’
O mandado de prisão contra o vereador foi emitido no dia 10 de dezembro, após uma operação conjunta do Ministério Público e da Polícia Rodoviária Federal, que investiga um total de 24 pessoas ligadas ao caso. As apurações indicam que Osvaldo José desempenhava um papel crucial na lavagem de dinheiro da quadrilha. Na casa dele, foram encontradas diversas armas, incluindo pistolas, espingardas e fuzis.
Em entrevista, o assessor jurídico da Câmara afirmou que não tinha conhecimento sobre quaisquer restrições que impedissem a posse de Osvaldo como vereador.
Eleição em Ceres
Eleito para seu primeiro mandato em 2024, com 427 votos pelo Partido Liberal (PL), o novo vereador utilizou suas redes sociais para agradecer aos cidadãos de Ceres pelo apoio recebido nas eleições.
Em sua última publicação no Instagram, Osvaldo afirmou: “Agora, com essa responsabilidade nas mãos, vou trabalhar incansavelmente para retribuir todo o apoio com ações que tragam mais desenvolvimento, justiça e bem-estar para nossa cidade”.