ADEUS

Zander Fábio deixa Secretaria Municipal de Cultura: “Sentimento de dever cumprido”

Ex-secretário deixa cargo para concorrer ao cargo de vereador

Zander Fábio deixa secretaria municipal de Cultura (Foto divulgação)
Zander Fábio deixa secretaria municipal de Cultura (Foto divulgação)

O ex-secretário municipal de Cultura de Goiânia, Zander Fábio, realizou a prestação de contas dos últimos três anos à frente da pasta, durante um evento que aconteceu na noite de 03 de abril, no Memorial Iris Rezende Machado – Casa de Vidro. Na presença de artistas, produtores e trabalhadores da cultura, Zander revelou os números alcançados no período de gestão e recebeu homenagem e agradecimentos.

Em entrevista exclusiva ao Mais Goiás, o ex-secretário informou que deixa a pasta para concorrer ao cargo de vereador nas eleições de 2024, conforme prevê a lei eleitoral de descompatibilização política. “O sentimento é de dever cumprido. Claro que existe aquela nostalgia, já que sou muito pragmático e dedicado. Sentirei falta da rotina de atender quase 30 pessoas da cultura por dia, mas fico muito feliz por ter feito todo esse trabalho e agora espero continuar do outro lado [possivelmente como vereador]”, pontuou.

Durante a prestação de contas, o ex-gestor falou sobre as oportunidades que foram entregues ao setor cultural com remuneração aos artistas e ainda sobre as o ganho da população goianiense, que pôde desfrutar de diversos eventos, desde 2021, de forma gratuita. “Nós conseguimos fazer com que os trabalhadores da cultura pudessem ser respeitados, recebendo cachês justos. Nós levamos esses eventos pra o cidadão contribuinte, para que ele pudesse assistir um espetáculo de qualidade em seu momento de lazer”, destacou ao Mais Goiás.

Antes e depois da gestão

Durante o evento, Zander relembrou como era a secretaria antes de sua chegada e da gestão do prefeito Rogério Cruz, além de comparar os números. “Quando cheguei encontrei cerca de 109 mil reais em caixa e éramos a última secretaria destaque entre as 34 que existiam na época. Em 2023, realizamos cerca 40 programas e 470 ações culturais, o que representa dez vezes mais eventos e programas, se comparado a 2020. Deixo mais de R$ 15 milhões disponíveis, um Calendário Cultural com 50 programas, 600 ações culturais previstas e a Secult em primeiro lugar entre todas as secretarias da prefeitura”, comentou.

A despedida

Ao se despedir da cultura de Goiânia, o ex-secretário pediu para que todos os trabalhadores da pasta subissem ao palco da Casa de Vidro, onde ele agradeceu cordialmente cada um deles, de todos os setores. Muitos colaboradores presentes se emocionaram com a atitude. “Chegou o momento de seguir em frente para novos objetivos. Saio com o coração cheio de gratidão, com a certeza de que fiz o melhor possível, sempre com boa intenção e foco no fomento cultural na nossa cidade, que por sinal avançou e muito nesta área. Peço desculpas pelas falhas, agradeço imensamente a confiança dispensada a mim pelo prefeito Rogério e todos aqueles que estiveram ao meu lado, trabalhando arduamente e fazendo a Cultura acontecer”, expressou.

“É muito difícil alguém acabar com o que nós já construímos”, ressalta Zander Fábio sobre seu sucessor.

O ex-secretário municipal de Cultura acredita que o trabalho realizado ao longo de sua gestão não deve ser paralisado. Segundo ele, será muito difícil que as próximas gestões acabem com o que já foi feito pela pasta nos últimos três anos. “Eu acho que o sucessor vai pegar um caminho muito pronto, mas vai enfrentar também muitas dificuldades, porque eu estava todos os dias dentro da Câmara buscando recursos e tinha uma boa relação com o prefeito Rogério Cruz para que ele pudesse aumentar mesmo a cultura aqui em Goiânia”, acredita.

O futuro

A saída de Zander Fábio do cargo de secretário municipal de Cultura de Goiânia ainda não foi publicada no Diário Oficial do Município. Mas, de acordo com informações da pasta, o nome do sucessor deve ser oficializado até a próxima sexta-feira, 05 de abril. “Agradeço ao secretário Zander pelo comprometimento que teve com a gestão municipal desde quando assumiu em 2021. A Cultura ganhou força, notoriedade e fizemos juntos eventos que ficaram eternizados na memória do goianiense. Vamos em frente, e podem ter certeza que o próximo gestor está sendo bem escolhido e não fará menos que isso”, informou o prefeito Rogério Cruz.