Girl power

Pelo segundo ano consecutivo, mulheres são maiores consumidores de games no Brasil

A ESPM divulgou os resultados da pesquisa Game Brasil 2017 e confirmou a predominância do público feminino

Pelo segundo ano seguido, a pesquisa Game Brasil da ESPM de São Paulo  comprovou que o público feminino é maior e consome mais video games que o público masculino.

De acordo com os dados revelados nesta segunda-feira (24), as mulheres representam 53,6% do mercado consumidor de games no Brasil, um aumento de 1% em relação ao ano passado.

Pela pesquisa, o crescimento do público feminino se manteve estável: ele está 12% maior do que em relação aos dados de 2013, por exemplo.

Como esperado, a plataforma mais popular entre todos os jogadores são os celulares: é a plataforma primária de 77,9% dos usuários, sendo 85% das mulheres e 69,4% dos homens.

O celular também é plataforma preferida do público geral (37,6%). Por gênero, a preferência fica em 41,5% para os homens e 53,3% das mulheres preferem o celular.

A maior parte dos jogadores possui entre 25 e 34 anos (36,2%), mas já representação significativa de jogadores mais velhos: cerca de 31% tem entre 35 e 54 anos e 3,2% tem mais de 54 anos.

A pesquisa também demonstrou que o video game já está integralizado na família: 42% dos entrevistados possuem e moram com seus filhos, a maior parte (43,1%) de até 5 anos. Além disso, 85% dos filhos dos entrevistados também jogam video games.

Agora quanto a o que jogam: na média geral, tanto o público masculino e feminino preferem jogos de estratégia e aventura em relação aos jogos de ação. Agora, por gênero, homens preferem ação (53,5%) e mulheres preferem estratégia (48,9%).

Já entre os consoles, o Xbox 360 continua sendo a plataforma mais popular no Brasil. Cerca de 44% dos entrevistados possuem um X360, seguidos em segundo lugar pelo PS3 (29,2%) e o PS2 (26,5%). O PS4 e o Xbox One aparecem, respectivamente, em quarto e quinto lugar.

Ou seja, o preço dos aparelhos ainda é muito inacessível para a maior parte dos brasileiros, que preferem adquirir os consoles após o final de suas gerações.

Mesmo assim, a Sony ainda é a marca favorita dos fãs: perguntados qual seu console favorito, o PS4 dominou, com 30,7% da preferência dos entrevistados e 59% deles escolheram a Sony como “marca do coração”.

Os dados também mostraram uma mudança no hábito de consumo do brasileiro: há uma queda crescente da pirataria. Dos entrevistados, 67,5% preferiram comprar em lojas oficiais, especialmente pela garantia, enquanto apenas 17,3% fazem compras no mercado pirata.

A pesquisa também revelou que o mercado de jogos usados segue firme e forte: para pegar jogos mais baratos, cerca de 51% dos gamers compra jogos usados pelo preço e raramente levam em critério indicações de amigos ou críticas da imprensa.

A pesquisa mostrou um crescimento dos jogadores brasileiros online: cerda de 58% dos entrevistados têm o hábito de jogar online com outros jogadores.

Para ler a pesquisa completa, clique aqui.