Cidades

Calor está chegando e o mês de agosto ganha cara de agosto

Calor toma conta do país mas para Goiás o mês de agosto agora que começa a ser reconhecido com um típico agosto

O calor continua intenso e os termômetros podem marcar 36°C em Goiás e 32°C em Goiânia nesta sexta-feira (3). (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)
O calor continua intenso e os termômetros podem marcar 36°C em Goiás e 32°C em Goiânia nesta sexta-feira (3). (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Calor insuportável. Essa é a pauta do Brasil. Os quadros meteorológicos das emissoras de TV só falam disso. O mapa do país está vermelhinho de norte a sul. Em algumas regiões, nada além do normal. Para outras já é algo super atípico. Estamos na segunda metade do inverno e, para os estados de clima temperado, a coisa está esquisita. Assim como para nós de Goiás. Mas por outro motivo.

Perdão pela qualidade do meu francês, mas o típico agosto goiano é foda. Quente, seco, abafado e com ventos de poeira emporcalhando nossas casas. É difícil atravessar os 31 dias que, para piorar tudo, não há nenhum feriadinho que dê um respiro para o trabalhador da terra do pequi.

Mas não isso o que vemos, e principalmente sentimos, neste ano. Em 2023, o agosto está com temperaturas amenas para os padrões goianos. E o mais surpreendente de tudo: ainda tivemos uma chuvinha redentora que melhorou o martírio que é respirar nessa época do ano em Goiás e ainda deu uma assentada na poeira atmosférica que inferniza a vida de nós que aspiramos a casa.

Que o restante do Brasil nos desculpe, mas, por ora, esse agosto está bem aprazível. Parece que a mamata acabou e agora as coisas vão piorar. Não duvido. Na verdade, boto muita fé. Mas, veja você que já embicamos para o final do mês e a impressão é que ele passou mais rápido do que em anos anteriores. Não tenho dúvidas de que a razão disso é que estamos sofrendo menos no mês mais canseira do ano para os goianos.

Não seria nada mal que a sensação térmica e a umidade relativa do ar do agosto de 2023 se transformasse no novo normal para nós goianos. 

São Pedro, fica aí a dica.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás