Cinema

Crítica: A Pequena Sereia (2023)

Longa-metragem é estrelado por Halle Bailey

(Foto: Disney)

Eu realmente não entendo algumas pessoas que vão assistir a esses live-actions da Disney e esperam algo fora da caixinha, ou que superem os desenhos originais em que são baseados. Primeiro: a intenção não é superar o desenho. Segundo: a ideia é transpor o desenho para uma versão com atores reais mantendo fiel à essencia de sua obra original. Particularmente, me diverti com quase todos os live-action recentes da Disney, e gosto mais ainda quando conseguem reproduzir o material animado orignal em algo fiel com atores reais.

Filmes como “Aladdin”, “Cinderela”, “A Bela e a Fera” e até o “O Rei Leão” nunca mentiram sobre suas propostas, e os problemas existentes em cada um deles resulta mais em uma escolha de design de personagens e estética, do que necessariamente de roteiro – já que o texto não foge completamente daquilo que o desenho animado é. Este “A Pequena Sereia” é tão fiél ao desenho de 1989 que o diretor Rob Marshall até mantém os mesmos erros do longa original, como por exemplo: o péssimo final com escolhas equivocadas e desnecessárias da vilã Ursula que resulta em um clímax capenga, rápido e pouco digno de sua astúcia como personagem.

Os problemas que tive com este live-action de “A Pequena Sereia” residem justamente na estética de alguns personagens (o Linguado aqui é de longe o pior design do filme) e na fotografia escura de várias cenas que prejudicam nosso entendimento e na beleza geral da mise-en-scène. E até as músicas originais criadas por Lin-Manuel Miranda não agridem, mas também em nada agregam (ainda bem que a trilha memorável de Alan Menken se mantém).

No entanto, ainda assim, “A Pequena Sereia” é uma adaptação live-action extremamente respeitosa ao material original e possui em Halle Bailey uma atriz competente, linda e de voz singular e icônica para uma princesa do mesmo modo memorável. Bailey é o coração do filme e a atriz não decepciona. Da mesma maneira Daveed Diggs como a voz de Sebastião também diverte e Melissa McCarthy como a vilã Úrsula se deleita com a personagem.

Enfim, diante de tudo, o saldo final de “A Pequena Sereia” para mim foi super positivo. Recomendado!

The Littler Mermaid/EUA – 2023

Dirigido por: Rob Marshall

Com: Halle Bailey, Melissa McCarthy, Javier Bardem, Daveed Diggs, Jonah Hauer-King…

Sinopse: Remake live action do clássico desenho animado A Pequena Sereia, de 1989, da Disney. A caçula das filhas do Rei Tritão (Javier Bardem), Ariel (Halle Bailey) é uma bela e espirituosa jovem sereia com sede de aventura. Desejando descobrir mais sobre o mundo além do mar, Ariel visita a superfície e se apaixona intensamente pelo arrojado Príncipe Eric (Jonah Hauer-King), ao salvá-lo de um naufrágio. Mas para procurá-lo em terra firme e se aproximar do príncipe humano, a sereia pede ajuda à bruxa do mar, Úrsula (Melissa McCarthy), e aceita ceder sua voz para que a feiticeira lhe dê pernas. Agora, ela terá o desafio de se comunicar com o rapaz ao experimentar a vida em terra firme, além de entrar em conflito com os valores de sua família. “A Pequena Sereia” é um conto de fadas literário escrito pelo autor dinamarquês Hans Christian Andersen, publicado pela primeira vez em 1837.