Cinema

Crítica: O Exorcista do Papa (2023)

Longa-metragem é estrelado por Russell Crowe como o padre da vida real, Gabriele Amorth, que foi nomeado o exorcista oficial do Vaticano

(Foto: Divulgação)

Confesso que gostei de “O Exorcista do Papa” mais do que imaginava. E confesso que só quis ver no cinema por causa única e exclusivamente de Russell Crowe, já que achava que o longa seria um exemplar qualquer de exorcismo.

No entanto, apesar de possuir todos os clichês esperados do gênero, o filme possui alguns momentos que abraça a aventura fantástica e parte para uma luta do bem contra o mal no melhor estilo Indiana Jones misturado com Constantine (o final dentro de um templo escondido no subterrâneo só comprova essa guinada da história). Em minha opinião, tal escolha fez do filme uma prazerosa aventura/suspense/terror ancorada no talento hipnotizante de Crowe, que consegue ser intenso, sutilmente divertido e interessante a cada nova cena.

No filme, Crowe interpreta o padre italiano da vida real Gabriele Amorth, que em 1986 foi nomeado o exorcista oficial do Vaticano e guardou tal título até sua morte em 2016. A história do longa se baseia em arquivos reais do padre, mas claro, são apenas inspirações já que a produção abraça o exagero visual para fins dramáticos e com a intenção de proporcionar uma experiência mais eletrizante, e instigante, para o público.

E se os produtores forem espertos, eles vão saber usar o personagem de Crowe para futuros filmes com o padre buscando templos perdidos carregados de demônios aprisionados, pois como já dito anteriormente, aqui em “O Exorcista do Papa” o roteiro de Michael Petroni, Evan Spiliotopoulos e Alex Esssoe abraça este lado da história mesclada com o místico e embalada com filme de exorcista e uma pitada dos já citados Indiana Jones e Constantine. É uma salada feita com eficiência pelo diretor Julius Avery, e o resultado é um filme deveras divertido e envolvente de assistir. Não reinventa a roda, mas vale cada minuto do entretenimento – e pelo Russell Crowe, claro! Recomendado!

The Pope’s Exorcist/EUA – 2023

Dirigido por: Julius Avery

Com: Russell Crowe, Daniel Zovatto, Alex Ressoe, Franco Nero, Laurel Marsden, Peter DeSouza-Feighoney…

Sinopse: Retrato de uma figura da vida real Padre Gabriele Amorth, um padre que atuou como exorcista-chefe do Vaticano e que realizou mais de 100.000 exorcismos em sua vida. (Ele faleceu em 2016 aos 91 anos.) Amorth escreveu dois livros de memórias – Um Exorcista Conta Sua História e Um Exorcista: Mais Histórias – e detalhou suas experiências lutando contra Satanás e demônios que agarraram as pessoas em seu mal.