Cinema

Crítica: Vidas Passadas (2023)

Longa-metragem foi indicado a 2 Oscars

(Foto: Divulgação)

Um dos filmes mais emocionantes de 2023! Longa-metragem norte-americano e sul-coreano que vai mostrar a relação entre dois amigos que se gostam desde a infância mas que seguiram rumos diferentes em suas vidas. Ela se mudou para Toronto com a família e ele continuou em Seoul. Doze anos depois eles se reencontram online mas a vida também separa outros planos e ambos deixam de se falar novamente. Outros doze anos se passam e ela esta casada morando em Nova York e ele está solteiro, e decide fazer um visita à cidade para revê-la pessoalmente.

“Vidas Passadas” é um filme tão sincero e humano como a vida, e também tão imprevisível quanto. Não há desrespeito, traições, nada disso, apenas duas pessoas que cresceram com uma forte conexão e nunca deixaram de pensar uma na outra, mas que não podem simplesmente abrir mão de tudo pois há outras coisas e sentimentos envolvidos. São emoções à beira de uma explosão, mas que nunca chegam lá.

A história das vidas passadas e como elas refletem no que somos hoje pode não ser muito identificável para nós brasileiros, mas é uma reflexão linda sobre a vida, amor, destino e a conexão entre tudo isso. E tem tudo a ver com a mensagem madura transmitida pelo filme, e quando menos esperamos nos deixa emocionados em um misto de sentimentos. Nem sempre as coisas acontecem como em um “filme” e temos uma cena linda com dois personagens conversando na cama sobre justamente como seria certas coisas caso fosse um roteiro de cinema. Os personagens refletem sobre si e leva o público junto.

“Vidas Passadas” não é aquele drama meloso que abraça os clichês de romance e faz de tudo para emocionar o público. A emoção vem mas ela acontece por causa da naturalidade, e maturidade, da história. Acontece por causa do desenrolar singelo, e humano, de uma trama bem parecida com a vida.

Quem nunca imaginou como seria sua história caso tivesse feito escolhas diferentes? Quem nunca se contorceu por dentro para dizer um “eu te amo” ou beijar alguém pelo qual era apaixonado mas, simplesmente, não teve coragem? “Vidas Passadas” é pura delicadeza e emoção. Um filme para nunca se esquecer. Recomendado!

Past Lives/ EUA, COREIA DO SUL – 2023

Dirigido por: Celine Song

Com: Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro…

Sinopse: Nora e Hae Sung são dois amigos de infância com uma conexão profunda, mas acabam se separando quando a família de Nora decide sair da Coréia do Sul. Vinte anos depois, os dois amigos se reencontram por uma semana enquanto confrontam noções do amor e destino.