Opinião

Jennifer Aniston: ‘Toda uma geração de pessoas acha Friends ofensivo hoje em dia’

Atriz estrelou dez temporadas de "Friends"

(Foto: Divulgação)

Jennifer Aniston estrela comédias há quase 30 anos, desde o lançamento de “Friends” da NBC em 1994 até o próximo lançamento de seu mais recente filme da Netflix, “Mistério em Paris”, o que significa que ela presenciou na pele a mudança da comédia ao longo de três décadas. Aniston disse recentemente à AFP (via Yahoo News) que “a comédia evoluiu” tanto que hoje em dia é um pouco complicado ser engraçado.

“Agora é um pouco complicado porque você tem que ter muito cuidado, o que torna muito difícil para os comediantes, porque a beleza da comédia é que nós tiramos sarro de nós mesmos, tiramos sarro da vida”, disse Aniston. “[No passado] você podia brincar sobre um fanático e rir – isso era histérico. E era sobre educar as pessoas sobre como as pessoas eram ridículas. E agora não temos permissão para fazer isso.”

“Há toda uma geração de pessoas, crianças, que agora estão voltando aos episódios de ‘Friends’ e os consideram ofensivos”, acrescentou Aniston. “Houve coisas que nunca foram intencionais e outras… bem, deveríamos ter pensado nisso – mas não acho que houve uma sensibilidade como há agora.”

Aniston concluiu: “Todo mundo precisa de graça! O mundo precisa de humor! Não podemos nos levar muito a sério. Especialmente nos Estados Unidos. Todos estão muito divididos.”

“Friends” foi criticado nos últimos anos por sua falta de diversidade. A integrante do elenco Lisa Kudrow uma vez ganhou as manchetes por dizer que se o programa voltasse ou fosse reiniciado “não seria um elenco totalmente branco”. Falando ao The Daily Beast no ano passado, Kudrow deu sentido à falta de diversidade do programa, dizendo que os criadores de “Friends”, David Crane e Marta Kauffman, “não tinham esta responsabilidade” de contar histórias sobre pessoas de cor sendo que eles são brancos.

“Bem, eu sinto que foi um programa criado por duas pessoas que foram para Brandeis e escreveram sobre suas vidas depois da faculdade”, disse Kudrow. “E especialmente para shows, quando vai ser uma comédia dirigida por personagens, você escreve o que sabe. Eles não devem escrever histórias sobre as experiências de ser uma pessoa de cor”.

Todos os seis personagens principais de “Friends” são brancos, e o programa raramente apresentava atores negros em papéis de destaque em 10 temporadas e 236 episódios. Pessoas como Lauren Tom, Gabrielle Union, Mark Consuelos e Craig Robinson apareceram no programa em pequenos papéis coadjuvantes, enquanto Aisha Tyler, a atriz negra mais proeminente da série, estrelou apenas nove episódios.