Cinema

‘Oppenheimer’: Robert Downey Jr. diz que filme é o melhor de sua carreira

Longa-metragem chega aos cinemas no próximo dia 20 de julho

(Foto: Universal)

Depois de mais de uma década com a Marvel, Robert Downey Jr. está chamando “Oppenheimer” de seu melhor filme da carreira.

Durante a estreia do longa no Reino Unido, Downey descreveu o longa de Christopher Nolan como seu “melhor filme” até hoje.

“Só vou dizer isso: este é o melhor filme em que já participei”, disse a estrela de “Homem de Ferro”, “e mal posso esperar para que todos vocês o experimentem”.

Notavelmente, depois de caminhar pelo tapete vermelho do lado de fora do teatro ODEON Luxe Leicester Square em Londres, o elenco deixou a estreia de “Oppenheimer” antes do início da exibição do filme devido ao anúncio oficial da greve do SAG-AFTRA, que proíbe os atores membros do Sindicado dos Atores de participar de qualquer atividades promocionais.

Downey disse recentemente ao The New York Times que estava “cem por cento” preocupado em atuar fora do MCU. “Você começa a se perguntar se um músculo que você tem não se atrofiou”, disse Downey. Downey creditou ainda o fracasso de 2020 a “Dolittle” por lhe ensinar uma lição importante sobre assumir projetos “às pressas”.

Em “Oppenheimer”, Downey interpreta Lewis Strauss, ex-presidente da Comissão de Energia Atômica, que trabalhou com J. Robert Oppenheimer, interpretado por Cillian Murphy. Strauss é apresentado como um dos antagonistas do filme, o que em parte atraiu Downey para o papel.

“Neste ponto, você não está fazendo isso pelo dinheiro”, disse Downey sobre entrar no filme. “Você já fez isso pelo dinheiro, uma vez que suas necessidades básicas foram atendidas? Provavelmente não. Você pensou que era sobre dinheiro e prestígio? Provavelmente desde a adolescência até aquela ilusão se dissolver na minha frente, me deixando em estado depressivo. Mas aí está o porquê: não sei por que me identifico tanto com Lewis Strauss, mas senti que deveria desempenhar esse papel e sabia que estaria em boas mãos. ‘Oppenheimer’ tem sido uma espécie de linha de demarcação para mim.”

Ele acrescentou: “Eu sabia que havia um ponto em que Chris Nolan estava endossando, vamos trabalhar esses outros músculos, mas vamos fazer isso enquanto deixamos você desprovido de suas coisas habituais”.