Luto

Paul Reubens, o ator de Pee-wee, morre aos 70 anos

Ator estava lutando contra um câncer

(Foto: Divulgação)

Paul Reubens, o ator mais conhecido por interpretar Pee-wee Herman, morreu na noite de domingo após um batalha particular contra um câncer. Ele tinha 70 anos.

“Por favor, aceite minhas desculpas por não tornar público o que tenho enfrentado nos últimos seis anos”, escreveu Reubens em um comunicado postado no Instagram após sua morte. “Sempre senti muito amor e respeito de meus amigos, fãs e apoiadores. Eu amei muito todos vocês e gostei de fazer arte para vocês.”

“Ontem à noite nos despedimos de Paul Reubens, um icônico ator, comediante, escritor e produtor americano cujo amado personagem Pee-wee Herman encantou gerações de crianças e adultos com sua positividade, capricho e crença na importância da gentileza”, escreveu os responsável pelo espólio de Reubens na legenda. “Paul lutou bravamente e em particular contra um câncer por anos com sua tenacidade e sagacidade. Um talento talentoso e prolífico, ele viverá para sempre no panteão da comédia e em nossos corações como um amigo querido e homem de caráter notável e generosidade de espírito.”

Reubens começou sua carreira na década de 1970, depois de ingressar na trupe de comédia ao vivo de Los Angeles, os Groundlings, como comediante de improvisação e ator de teatro. Em 1980, ele lançou “The Pee-wee Herman Show”, uma produção teatral centrada em um personagem fictício que ele vinha desenvolvendo há anos. Quando Pee-wee se tornou uma figura cômica amada, o show de Reubens durou cinco meses esgotados e ele conseguiu um especial na HBO. Reubens também se comprometeu com o personagem em suas entrevistas e aparições públicas.

Em 1985, ele se juntou a Tim Burton em “A Grande Aventura de Pee-wee”, a estreia do personagem no cinema, que foi um sucesso comercial e de crítica. Reubens voltou três anos depois para um filme seguinte, “Big Top Pee-wee”, dirigido por Randal Kleiser.