Especial

Pelé: filmes e documentários

5 produções com o Rei do Futebol

(Foto: Divulgação)

Edson Arantes do Nascimento, ou Pelé, a estrela global do futebol que popularizou o esporte em nível internacional, morreu nesta quinta-feira (29), informou a Associated Press. Ele tinha 82 anos.

Pelé participou de vários produções audiovisuais ao longo de sua carreira, e a mais notável foi quando atuou ao lado de Sylvester Stallone no filme “Fuga Para a Vitória” de 1981. Na trama, uma partida de futebol entre jogadores alemães e prisioneiros de guerra, orquestrada para promover o Terceiro Reich, logo se transforma em uma oportunidade de fuga para toda a equipe dos aliados.

Pelé também foi assunto de vários projetos, tendo gerado documentários como “Pelé Eterno” de 2004; “Isto É Pelé” de 1974 e uma produção recente da Netflix lançada em 2021. Um filme ficcional sobre como começou no futebol chamado “Pelé: O Nascimento de Uma Lenda” foi lançado em 2016.

PELÉ ETERNO (documentário, 2004)

Através de raras imagens de arquivo e entrevistas, “Pelé Eterno” é um documentário que mostra a trajetória de um mito. A vida do rei do futebol é mostrada através de depoimentos de ex-jogadores, amigos e membros de sua família. Disponível no Globoplay.

PELÉ: O NASCIMENTO DE UMA LENDA (2016)

Lançado em 2016, este filme acompanha Pelé em seus 17 anos e mostra como o garoto se tornou um dos maiores jogadores de futebol do mundo, e como ele comduz o país na campanha do título da Copa do Mundo de 1958. Não é um documentário. Quem interpreta O Rei do Futebol no longa é Kevin de Paula. Disponível no Globoplay.

PELÉ (documentário, 2021)

O documentário da Netflix conta a história do ídolo do futebol Pelé, sua busca pela perfeição e o status que ele alcançou no mundo. Além de entrevistas inéditas com o craque, o filme inclui imagens de arquivo impressionantes e entrevistas com ex-companheiros de equipe, incluindo Zagallo, Jairzinho e Rivellino. A história reconta o extraordinário período de 12 anos em que Pelé, único homem a ganhar três Copas do Mundo, passou de jovem craque em 1958 a herói nacional em 1970, durante uma era turbulenta da história do Brasil. Disponível na Netflix.

FUGA PARA A VITÓRIA (1981)

Esta talvez seja a participação como ator mais popular da carreira de Pelé no audiovisial. É um filme que não tem nada a ver com sua vida, mas uma obra de ficção estrelada por Sylvester Stallone e Michael Caine. Na trama, uma partida de futebol entre jogadores alemães e prisioneiros de guerra, orquestrada para promover o Terceiro Reich, logo se transforma em uma oportunidade de fuga para toda a equipe dos aliados. Disponível no HBO Max.

ISTO É PELÉ (documentário, 1974)

Neste documentário de 1974 é narrado a vida de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, contando sua carreira de 17 anos de futebol. Ao lado do grande gênio, são mostradas as grandes conquistas do futebol brasileiro, com ênfase nas Copas do Mundo de 1958 e 1970. Pelé depõe sobre suas qualidades e vemos cenas das partidas mais importantes que disputou, os gols mais emocionantes que marcou, como um testemunho e um legado de ensinamentos para as atuais e futuras gerações do futebol brasileiro. Disponível no Globoplay.