Especial

Pixar: Do Pior ao Melhor Filme

Aproveitando o lançamento de "Elementos" no cinema, vamos de lista!

(Foto: Pixar)

Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post.

27. CARROS 2 (2011)

“Carros 2” é o ÚNICO filme da Pixar que considero HORRÍVEL. Durante a sessão no cinema já não aguentava a exaustiva trajetória de Tom Mate como espião secreto, em um filme que abandona toda a simplicidade do original, transforma a história em uma trama de espionagem forçada e um personagem secundário em protagonista comprovando que Mate só é agradável em doses menores e, apenas, como alívio cômico.

26. PROCURANDO DORY (2016)

procurando dory.jpg

Há certas situações, principalmente durante o final, que são exageradas e não combinam com o equilíbrio da fantasia e realismo apresentados no primeiro filme – exemplo disso são os animais dirigindo um caminhão no terceiro ato. Tudo bem que é um desenho, mas o mundo mostrado em “Procurando Nemo” era mais sutil, e não acho que tais hipérboles combinem com o tom do original. Mas, “Procurando Dory” é uma obra essencial, e tocante, que fala sobre a importância de acreditar em si mesmo e não dar ouvidos a palavras de derrota. Ao trazer temas delicados sobre “pessoas” – no caso aqui, animais – com deficiência, o filme é um ensino sobre respeito, luta e nunca desistir.

25. LIGHTYEAR (2022)

(Foto: Pixar)

De fato, “Lightyear” é um filme que não me cativou nada. Tecnicamente é super bem feito, mas o visual é sem vida, a história não empolga e os temas dramáticos fortes são até bem colocados, mas nunca chega em um ápice. Sem falar dos coadjuvantes chatos (exceto o gato robô Sox). Enfim, uma aventura que deixou muito a desejar. Infelizmente.

24. VALENTE (2012)

“Valente” foi um imenso sucesso na época do lançamento, ganhou Oscar de Melhor Animação e nos apresenta um mundo escocês visualmente estonteante com uma princesa belíssima, e cujos cabelos são outra proeza do estúdio. Apesar de não me empolgar tanto como em outros longas da Pixar, a história da princesa Merida e de sua mãe, que planeja seu casamento contra sua vontade, é válida e de grande importância para se falar sobre obediência, respeito e, acima de tudo, liberdade.

23. O BOM DINOSSAURO (2015)

Este é o filme da Pixar que possui as paisagens mais lindas já criadas pelo estúdio. Exceto pelos personagens que são criados com ar caricatural para manter o visual de um “desenho”, cada horizonte mostrado aqui é um exímio trabalho de efeitos, com cada paisagem sendo um papel de parede mais lindo do que o outro. O filme se inspira bastante em outros clássicos, principalmente “O Rei Leão”, e cria uma história de crescimento e vivência sutil, delicada e emocionante.

22. CARROS 3 (2017)

“Carros 3”, felizmente, resgata todos os elementos que fizeram do original um filme tão divertido e irresistível de assistir, e que se perderam no segundo. Gosto muito deste terceira capítulo que encerra com eficiência o ciclo narrativo de Relâmpago McQueen.

21. LUCA (2021)

Luca 2? Pesquisa da Disney indica que animação da Pixar pode ganhar uma sequência

Uma aventura deliciosa sobre amizade, respeito e aceitar quem você é. Localizada na Itália, é a Pixar com sua sutileza e qualidades dramáticas habituais, ainda que não marcantes ou emocionantes como em outros filmes do estúdio.

20. OS INCRÍVEIS 2 (2018)

os incríveis 2xx

Lançado 14 anos após o primeiro, a trama continua do mesmo ponto em que o original acabou com o vilão Escavador atacando a cidade. O filme repete alguns elementos do anterior e mantém a maturidade em discutir temas adultos, mas sem deixar a diversão de lado.

19. DOIS IRMÃOS – UMA JORNADA INESPERADA (2020)

Dois Irmãos, novo filme da Pixar, é o destaque das estreias da semana

No mesmo ano em que foi lançado “Soul”, infelizmente, acredito que “Dois Irmãos” vai ficar um pouco no esquecimento. Apesar de faltar algo que torne o filme impactante como os grandes clássicos da Pixar, o longa me emocionou e possui uma história envolvente sobre valorizar quem está ao seu lado. Confesso que me emocionei com o final. Vale a conferida, sem dúvida.

18. UNIVERSIDADE MONSTROS (2013)

O filme se passa antes de “Monstros S.A” e mostra nossos queridos personagens durante a época da universidade, e como eles se tornaram aqueles amigos que conhecemos no filme original. O mais legal de “Universidade Monstros” é que além de ser super divertido, o longa expande o universo dos monstros e não se mostra uma continuação vazia, mas traz peso e profundidade para cada um dos protagonistas. E também acerta por não repetir a fórmula do primeiro longa, mas cria um filme de colegial no mundo dos monstros que vale cada segundo. Sem falar da mensagem importante sobre seguir os sonhos e não dar ouvidos ao desânimo. Mike Wasonski é um exemplo a ser seguido.

17. TOY STORY 4 (2019)

Toy Story 4': divertido, filme encerra saga dos brinquedos de maneira digna - Revista Galileu | Cinema

Muitos estavam com medo de “Toy Story 4” estragar a reputação da Trilogia Perfeita composta pelos três primeiros filmes. Muito pelo contrário! Meu Toy Story favorito continua sendo o terceiro longa, mas este quarto episódio surpreende e encanta. Um filmaço que emociona e leva adiante principalmente a história de Woody.

16. RED – CRESCER É UMA FERA (2022)

Filme sobre puberdade e a loucura da adolescência, “Red” só peca pelo final desnecessariamente exagerado, mas acerta no humor e na maneira com que retrata as transformações hormonais de uma garota. Criativo, divertido e vale o investimento.

15. ELEMENTOS (2023)

Trazendo uma história de amor que é claramente uma analogia à relacionamentos entre pessoas de diferentes crenças e etnias, o diretor Peter Sohn cria um filme visualmente belo e tocante sobre este sentimento tão importante em nossas vidas. Um filme cheio de simbolismos, mas também repleto de coração e humanidade – sem dizer na criatividade.

14. SOUL (2020)

“Soul” pode não ser o filme mais empolgante e o mais cheio de aventura da Pixar, mas se tornou um dos meus favoritos por considerá-lo o mais tocante e profundo em seus temas. Tudo aquilo que a Pixar nos ensinou e explorou ao longo dos anos sobre a vida se resume aqui em “Soul”. Uma obra belíssima, emocionante, mais adulta que o habitual do estúdio e cuja mensagem serve para todo e qualquer ser humano.

13. VIDA DE INSETO (1998)

“Vida de Insetos” é um desses filmes que é, e sempre será usado em aulas motivacionais ou de liderança no mundo todo. Com muitas mensagens sobre sonhos e persistência, a segunda animação longa-metragem dos estúdios Pixar é divertida, emocionante e visualmente belíssima. Com personagens e uma trilha sonora inesquecíveis, o filme marcou minha infância e continua incrível até hoje.

12. TOY STORY (1995)

Primeira animação longa-metragem da Pixar e o primeiro filme todo realizado com tecnologia 3D, “Toy Story” foi um divisor de águas. Mas não foi apenas surpreendente por causa da tecnologia, mas, principalmente, por apresentar um ótimo roteiro, com excelentes personagens e uma excepcional narrativa. E a coisa só ficar melhor

11. TOY STORY 2 (1999)

Se “Toy Story” foi um clássico instantâneo que trouxe uma evolução tecnológica, mas também um excelente roteiro e personagens, a continuação é ainda melhor, mais bem produzida e com uma história que flui com leveza e traz mais recheio aos personagens do anterior. Não é uma continuação interessada apenas em aproveitar o sucesso do original, pelo contrário, a Pixar prioriza o roteiro e aqui temos a prova.

10. CARROS (2006)

Algumas pessoas dizem que “Carros” é um dos filmes mais fracos da Pixar, mas descordo. A continuação, sim, é o pior trabalho da empresa até hoje, mas este primeiro longa é um delicioso filme sobre respeito e não julgar as pessoas. Sobre valorizar e respeitar o velho, e entender que é na experiência que se encontra a verdadeira sabedoria. A trilha é ótima! Em especial a música “Our Town” de James Taylor.

09. MONSTROS S.A (2001)

Os primeiros nove filmes da Pixar foram um clássico atrás do outro. “Monstros S.A” foi o quarto projeto do estúdio, e trouxe uma nova evolução tecnologia no que diz respeito ao pelos construídos digitalmente. O esforço da equipe para criar o monstro Sully foi árduo, e o resultado é soberbo. E mais uma vez, temos um roteiro que prioriza os personagens e conduz com maestria a história.

08. VIVA – A VIDA É UMA FESTA (2017)

viva01

Outra obra prima da Pixar! Difícil colocar em ordem de preferência, pois a cada instante a lista muda na cabeça. “Viva” é outro acerto em criatividade e nos leva para o mundo dos mortos do México para acompanhar uma história emocionante sobre nunca esquecer aqueles que amamos. Prepare os lenços pois a Pixar vai te fazer chorar de novo!

07. DIVERTIDA MENTE (2015)

Dirigido por Pete Docter – o mesmo de “Up!” e “Monstros S.A” – o filme traz um novo mundo cheio de originalidade sobre nossas emoções, e uma história sobre entender a importância da tristeza para alcançar a alegria. A trilha de Michael Giacchino é impossível não amar.

06. UP – ALTAS AVENTURAS (2009)

Pete Docter dirigiu “Monstros S.A” e“Divertida Mente”. No meio dos dois, lançou outra obra-prima chamada “Up! – Altas Aventuras”. Lembro de ter visto cinco vezes no cinema e em todas eu chorei pra caramba. Impossível não se emocionar com a história de Carl e Elle, e de se divertir com a aventura desse velhinho querido, do garotinho Russell, do cão Doug e do pássaro Kevin. E o maestro Michael Giacchino faz outra trilha emocionante, que aliás, levou o Oscar de Melhor Trilha Sonora em 2010.

05. PROCURANDO NEMO (2003)

Só sei que não cansava de assistir “Procurando Nemo” quando era mais jovem. Era a época do VHS ainda, e me lembro de ter comprado a fita da animação e fazer igual ‘O Rei Leão”:assistia uma vez, rebobinava e assistia de novo. É uma jornada incrível e duvido existir alguém que não tenha sido fisgado pela luta de Marlin para encontrar so seu filho perdido, Remo. Ops… Nemo.

04. TOY STORY 3 (2010)

Geralmente o terceiro filme de uma franquia já apresenta sinais de desgaste e não possui o mesmo impacto que os anteriores. Mas “Toy Story 3” foge a regra e é o meu longa favorito da trilogia dos brinquedos. Além de ter uma condução movimentada e divertida, o filme fecha com chave de ouro o ciclo da história. A vida é assim, e ela segue. Chorei bastante e nunca me esqueço da cena onde Andy – já adolescente e indo para a universidade –  doa os seus brinquedos para um garotinha. Haja coração!

03. WALL-E (2008)

Outro trabalho ousado e estupendo da Pixar dirigido pelo gênio Andrew Stanton – o mesmo diretor de “Procurando Nemo”. Wall-E é uma homenagem a ficção científica, mas também um alerta a nós humanos sobre o que estamos fazendo com o mundo onde vivemos. E é também, uma história de amor entre dois robôs inesquecíveis. Se todos fossem como Wall-E, o mundo seria bem mais feliz.

02. OS INCRÍVEIS (2004)

Considero um dos melhores filmes de super-heróis já feito. Tudo em “Os Incríveis” é ótimo, emocionante e divertidíssimo. Além das ótimas cenas de ação, a história desenvolve um drama familiar relevante e muito verdadeiro. Inspirado em diversas obras clássicas dos quadrinhos, “Os Incríveis” é ao mesmo tempo uma bela homenagem a elas e aos filmes de espionagem, como também é pura originalidade. Incrível!

01. RATATOUILLE (2007)

Tenho um carinho muito especial por “Ratatouille”, tanto que é o meu filme favorito da Pixar. É apaixonante acompanhar a trajetória do rato Remy em seu sonho de se tornar cozinheiro, e só a Pixar para nos fazer acreditar e aceitar um rato na cozinha.

Como desenho, a trama abre margem para uma ou outra justificava fantasiosa, e o filme é tão delicado, minuciosamente construído e desenvolvido, que o resultado é pura genialidade. É um dos filmes mais extasiantes que se passam em Paris, e que consegue captar com maestria a beleza e a paixão pela comida tão presente na cultura da cidade. E o lema “Qualquer Um Pode Cozinhar” é nitidamente um ensinamento sobre nossos sonhos. Podemos ser o que quiser, desde que sejamos persistentes e se fizermos com amor e dedicação. Sem dúvida “Ratatouille” é um clássico! Outra obra-prima da Pixar!