Especial

Robert Downey Jr.: 5 ótimos filmes como ator (e sem Homem de Ferro)

Aproveitando que "Oppenheimer" está nos cinemas e Downey Jr. tem sido bastante elogiado, vamos com 5 indicações de filmaços de sua carreira (e sem Homem de Ferro)

(Foto: Divulgação)

Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post.

CHAPLIN (1992)

O filme em si segue o modelo clássico de cinebiografia, mas a grande força deste projeto é justamente a atuação poderosa e transformadora de Robert Downey Jr. – que foi indicado ao Oscar pelo trabalho. Downey Jr. encarna com maestria e sensibilidade Chaplin, e a recriação dos filmes antigos e icônicos de um dos maiores nomes do cinema são alguns dos momentos mais gostosos de acompanhar do longa.

BEIJOS E TIROS (2005)

Depois da fase ruim com várias prisões e uso de drogas, Downey Jr. estava já sóbrio e limpo e buscando voltar a ser um ator respeitado em Hollywood. Antes de conseguir isto com “Homem de Ferro” em 2008, o ator estrelou este filmaço de Shane Black que nos coloca em uma história surtado, bem original e cheia de personalidade.

ZODÍACO (2007)

Downey Jr. interpreta um jornalista que está investigando sobre o caso do serial killer conhecido como Zodíaco. Baseado em uma história real, temos aqui um filmaço do diretor David Fincher que se aprofunda em uma trama psicológica angustiante que afeta todos os personagens. Downey tem um papel pequeno, mas memorável.

TROVÃO TROPICAL (2008)

No mesmo ano em que lançou o excelente “Homem de Ferro” e em que foi reapresentado para o mundo, Downey Jr. também lançou esta comédia genial que não seria feita hoje em dia. Infelizmente, muitas pessoas não entenderam a ironia e crítica por trás da narrativa, mas aqui temos um filme genial sobre a indústria do cinema e a obsessão pela fama. Downey Jr. interpreta um ator australiano ganhador de cinco Oscars que para estrelar um novo filme de guerra, opta passar por um processo de pigmentação em que pinta sua pele de preto – já que no longa ele irá viver um soldado afro-americano. A atuação de Downey é tão boa, e hilária, que o ator foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Elenco também genial formado por Ben Stiller, Jack Black e um Tom Cruise também surpreendente.

OPPENHEIMER (2023)

“Oppenheimer” dispensa apresentações. Um dos maiores sucessos deste ano de 2023, o filme é uma experiência cinematográfica única e nos conta a trajetória de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy) para criar a bomba atômica. Em contraponto, temos Robert Downey Jr. como Lewis Strauss em outra atuação transformadora e que comprova o talento gigante de Downey como ator. Na torcida por outra indicação ao Oscar!