Especial

Tom Cruise: 10 filmes imperdíveis

Aproveitando o lançamento de "Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte 1", vamos de lista!

(Foto: Divulgação)

Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post. 

Obs 2: A lista está em ordem de lançamento. 

Obs 3: A lista são apenas DEZ filmes, portanto, outros trabalhos excelentes ficaram de fora. 

RAIN MAN (1988)

Rain Man (1988) - Turner Classic Movies

Ainda que o show principal seja de Dustin Hoffman, Tom Cruise possui papel fundamental ao encarnar um personagem, inicialmente, com valores morais questionáveis, mas cuja convivência com o irmão autista (Hoffman) irá torná-lo um ser humano melhor. Um drama bem realizado com atuações poderosas e memoráveis.

NASCIDO EM 4 DE JULHO (1989)

Uma das atuações mais espetaculares de Tom Cruise, “Nascido em 4 de Julho” é um soco no estômago executado pelo diretor Oliver Stone, que entrega aqui uma crítica voraz à guerra e ao patriotismo cego. Destaque também para o fenomenal Willem Dafoe.

FRANQUIA MISSÃO: IMPOSSÍVEL (1996, 2000, 2006, 2011, 2015, 2018, 2023)

Vou trapacear um pouco e colocar todos os seis filmes lançados da franquia dentro do mesmo pacote. Até mesmo o mais fraco de todos, “Missão: Impossível 2”, possui seus momentos inspirados. Mas no geral, “Missão: Impossível” só cresceu em escopo resultando em aventuras divertidas repletas de momentos de ação ousados e memoráveis. Cruise é, sem dúvida, de outro mundo.

DIAS DE TROVÃO (1990)

The Definitive Ranking of Tom Cruise Movies | Tom cruise movies, Tom cruise, Days of thunder movie

Eu amo “Dias de Trovão” e considero um dos mais empolgantes filmes de corrida já produzidos. Apesar de não ser fã habitual da direção esquizofrênica de Tony Scott, o estilo do diretor combina perfeitamente com a temática do filme, e colabora para uma obra empolgante e cheia de velocidade.

MAGNÓLIA (1999)

Dirigido por Paul Thomas Anderson, “Magnólia” é um filme difícil e requer entrega e dedicação. Mas é um filmaço que conta várias histórias e explora temas delicados da vida. Tom Cruise, mais uma vez, comprova seu talento dramático.

MINORITY REPORT – A NOVA LEI (2002)

MINORITY REPORT • Saindo da Matrix

Dirigido por Steven Spielberg, “Minority Report” é um dos filmes de ficção científica mais instigantes e empolgantes das últimas décadas, mas, infelizmente, é pouco lembrado. Baseado no livro de Philip K. Dick, o longa entrega uma história sobre livre arbitrío, liberdade e escolhas, embalado com a direção magistral de Spielberg e a atuação sempre visceral (e nunca no automático) de Tom Cruise.

O ÚLTIMO SAMURAI (2003)

The Last Samurai (2003) - Kung-fu Kingdom

Outro filme que amo de Cruise é este “O Último Samurai”. A execução da narrativa é envolvente, bonita de acompanhar e o roteiro entrega uma história de autodescoberta, perdão e reconhecer os erros do passado para construir um novo futuro. São temas clássicos e nada originais, mas entregues de maneira memorável.

TROVÃO TROPICAL (2008)

tom-cruise-tropic-thunder << Rotten Tomatoes – Movie and TV News

Não posso deixar de fora da lista um dos personagens mais “fora da caixa” de toda a carreira de Tom Cruise. Ele não é o protagonista desta comédia genial dirigida e estrelada por Ben Stiller, junto com Robert Downey Jr. e Jack Black, mas Cruise rouba a cena como o presidente de um estúdio de cinema gordo, peludo, careca, estressado e de boca muito suja. É hilário! É genial! É inesquecível!

NO LIMITE DO AMANHÃ (2014)

Edge of Tomorrow (2014) directed by Doug Liman • Reviews, film + cast • Letterboxd

Outro filme de ação e ficção científica memorável e empolgante que entrega momentos singulares de ação, e uma química gigante entre Cruise e Emily Blunt. Baseado no mangá “All You Need Is Kill” e dirigido soberbamente por Doug Liman.

TOP GUN: MAVERICK (2022)

Crítica: "Top Gun: Maverick" decola com Tom Cruise em um voo empolgante | CNN Brasil

Resolvi não colocar o “Top Gun” original na lista, mas sim, este novo filme que chega 36 anos após o primeiro. Além de ser superior ao filme de 1986, “Top Gun: Maverick” é carregado de cenas espetaculares de ação (feitas com o mínimo de CGI possível) e uma história simples, porém, cheia de emoção e contada da maneira certa. Merece ser visto na maior tela com o melhor som! Memorável!