Prisãо internacional

‘Açougueiro’ condenado pela morte de Valério Luiz é preso em Portugal

Prisão ocorreu na cidade de Caldas da Rainha, com apoio da Polícia Judiciária portuguesa

Imagem do preso
Condenado a 14 anos por homicídio qualificado, estava foragido há mais de uma década (Foto: reprodução)

Um homem condenado no Brasil a 14 anos de prisão por envolvimento na morte do jornalista e radialista esportivo Valério Luiz foi preso em Portugal. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14/1). Trata-se de Marcus Vinícius Pereira Xavier, conhecido como “açougueiro”, que estava foragido há mais de um ano. Ele foi localizado pela Polícia Judiciária na cidade de Caldas da Rainha, no cumprimento de um mandado de prisão internacional.

De acordo com o inquérito, o crime foi encomendado após o radialista Valério Luiz tecer comentários contra um dos dirigentes de um clube de futebol com sede em Goiânia. Marcus, que tinha um açougue no bairro Parque Amazonas e mantinha contato com os envolvidos, foi responsável por fornecer a motocicleta, a roupa e o capacete usados no ataque ocorrido nas proximidades da Rádio Jornal 820 AM, onde Valério trabalhava. Ele cuidou da logística dos materiais e, após o ocorrido, descartou os objetos utilizados na ação.

Leia mais

Valério Luiz foi atingido por vários disparos enquanto dirigia seu veículo e morreu no local. Pela autoria do crime, Marcus foi condenado à pena de 14 anos de prisão, mas permaneceu foragido desde então.

Em Portugal, o homem vivia regularmente e trabalhava na construção civil. Após ser localizado, ele foi detido pela Polícia Judiciária e será apresentado ao Tribunal da Relação de Coimbra, que deverá analisar as medidas de coação e o processo de extradição para o Brasil.

As autoridades brasileiras seguem mantendo a cooperação internacional para garantir que o condenado responda pelo crime em território nacional.

Leia também