COVID-19

Além de Goiás, quatro estados adiantam vacinação de policiais e bombeiros

Começou nesta segunda-feira (29) a vacinação das forças de segurança em Goiás. A reserva de…

Governador Ronaldo Caiado (DEM) aplica vacina contra covid-19 em um bombeiro (Foto: Governo do Estado)
Governador Ronaldo Caiado (DEM) aplica vacina contra covid-19 em um bombeiro (Foto: Governo do Estado)

Começou nesta segunda-feira (29) a vacinação das forças de segurança em Goiás. A reserva de doses para este grupo não estava prevista no plano nacional de imunização (que preconiza prioridade apenas para idosos, quilombolas e profissionais de saúde). Foi uma decisão do governador Ronaldo Caiado (DEM). Além dele, outros quatro governadores anteciparam a vacina para policiais e bombeiros: Ibaneis Rocha (Distrito Federal), João Doria (São Paulo), Renato Casagrande (Espírito Santo) e Helder Barbalho (Pará). 

O levantamento foi feito pelo jornal Folha de S. Paulo. 18 estados responderam à reportagem.

Em Goiás, 5% do total vacinas serão aplicadas em servidores das forças de segurança que estiverem na ativa e tiverem 51 anos ou mais. No Distrito Federal, o percentual de vacinas reservadas para o grupo deve variar entre 10% e 15%. A imunização lá ainda não começou. Em São Paulo, os policiais começarão a se vacinar no dia 5 de abril (e professores, no dia 12). No Espírito Santo, a ação terá início no dia 15% de abril. Para a polícia, serão destinadas 5% das doses. 

A Bahia adiantou a vacinação de pessoas com doença crônica renal em tratamento de hemodiálise. “Essa decisão foi tomada considerando a situação epidemiológica, a taxa de ocupação de leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e o caráter permanente de exposição deste público”, disse o governo.

Com informações da Folhapress.