CORONAVÍRUS

Anvisa começa a cobrar passaporte da vacina em aeroportos e fronteiras

Agência disse que ordem do STF deve ser seguida

Julgamento valida decisão do ministro Ricardo Lewandowski de dezembro do ano passado STF MEC passaporte da vacina em universidades
Anvisa começa a cobrar passaporte da vacina em aeroportos e fronteiras - (Foto: Marcello Casal | Agência Brasil)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou nesta segunda-feira (13) que passou a exigir o certificado de vacinação de quem entra no Brasil por aeroportos ou na fronteira terrestre. A cobrança segue decisão liminar de Luís Roberto Barroso, ministro do STF, que mandou o governo barrar a entrada dos não vacinados.

O governo Jair Bolsonaro (PL) ainda não publicou portaria para se adequar à liminar. O texto deve trazer mais detalhes sobre a forma de cobrar o documento, mas a divulgação da portaria travou por dúvidas sobre a forma de fiscalização do “passaporte da vacina”.

Em nota, a agência disse que informou os postos de fronteira, especialmente aeroportos, para o cumprimento imediato da liminar. Afirma ainda que está avaliando casos pontuais, como de passageiros que já estavam em deslocamento no momento em que foi divulgada a decisão de Barroso.

“A Anvisa iniciou a cobrança do comprovante de vacinação ao mesmo tempo em que realiza as avaliações pontuais para os casos em que o viajante possa ser prejudicado pela mudança de regras entre o período de seu embarque e de sua chegada ao Brasil“.