Passe Livre Estudantil

Beneficiários do Passe Livre reclamam da demora nas recargas do benefício

Estudantes estão reclamando da demora nos depósitos das recargas do passe livre estudantil em Goiânia.…

Estudantes estão reclamando da demora nos depósitos das recargas do passe livre estudantil em Goiânia. O benefício, que deveria estar disponível no décimo dia útil de cada mês, não está sendo realizado como anunciado pelo governo. Estudantes relatam que estão tendo que tirar do próprio bolso para efetuar recargas e não faltar às aulas.

A estudante Barbara Ferreira, de 19 anos, relata que o atraso das recargas coloca os estudantes em uma situação constrangedora, pois em muitos casos eles precisam pegar dinheiro emprestado com amigos e familiares para não ficar sem ir à faculdade. “Eu tenho que tirar do próprio bolso sendo que tenho um benefício e não posso utilizar porque os responsáveis não cumprem com as datas do depósito nas carteirinhas”, reclama.

A estudante conta que desde o mês passado não estão sendo feitos os depósitos em sua carteirinha. Barbara conta que a Superintendência da Juventude alegou que, por ter feito a carteirinha no início do mês passado, os créditos cairiam na recarga do final do mesmo mês o que, segundo ela, não aconteceu. “Quando consegui entrar em contato, eles me avisaram que na próxima recarga do mês de agosto os meus créditos estariam disponíveis, mas não estavam. Depois me informaram que cairia no dia 10 desse mês, e também não aconteceu. Isso que acaba indignando”, conta Barbara.

Outra estudante que passa pelo mesmo problema é Cristiane Santos, de 21 anos. A jovem diz que nunca é atendida quando tenta pegar informações na secretaria. “Eu já cansei de ligar lá e sempre dá ocupado nos dois telefones disponíveis. É sempre assim quando precisamos de qualquer informações deles”, argumenta Cristiane.

A estudante também relata que tem duas semanas que está sem recargas e nenhuma posição é dada pela secretaria. “Por ironia, eu tiro dinheiro da minha mensalidade, para poder me deslocar para a faculdade. Isso chega a ser vergonhoso, já que não temos mais a carteirinha para pagar meia e os créditos do passe livre não cai”, encerra a estudante

A redação do Mais Goiás entrou em contato com a Secretaria do Governo (Segov) que, por meio de nota, informou que o repasse do dinheiro do passe livre foi autorizado pela Secretaria da Fazenda e que nesta segunda (18) as recargas estarão disponíveis a partir das 14h.

João Paulo Alexandre é integrante do programa de estágio do convênio entre CIEE e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo.