Brigas de Natal por política assombram 21% dos brasileiros, diz pesquisa
Para 35%, ceia de Natal será menos farta neste ano do que em 2022
Brigas de Natal por política! Um percentual considerável de brasileiros teme que discussões políticas no seio de suas famílias atrapalhem a celebração de Natal. Um ano depois das eleições presidenciais em que Lula (PT) derrotou Jair Bolsonaro (PL), 21% afirmam ter esse receio, segundo pesquisa do Genial/Quaest.
E mais: 10% dizem que diferenças políticas foram importantes para que decidissem não se reunir com familiares nas festas natalinas. E 9% afirmam conhecer alguém da família que simplesmente não vai aos encontros de Natal por questões ou brigas políticas.
O receio de discussões familiares é maior entre os mais jovens. Entre os que têm de 16 a 34 anos, 23% têm medo que as reuniões terminem em briga, contra 20% de quem tem entre 35 e 59 anos e 18% entre os mais velhos.
Há diferenças significativas também entre regiões. No Nordeste, 16% têm medo das brigas por questões políticas, contra 23% no Sudeste, 20% no Sul e 23% no Centro-Oeste.
O Natal, no entanto, segue sendo um momento importante de celebração: 82% dos brasileiros dizem que pretendem celebrar a data com a família.
Ceia e presentes
O instituto também perguntou às pessoas se a ceia de Natal deste ano será mais farta: 25% disseram que sim, 36% afirmaram que seria igual à do ano passado, e 35%, que ela será pior.
Do total, 22% afirmaram que vão comprar mais presentes de Natal que no ano passado, 27% disseram que vão adquirir a mesma quantidade, e 48% responderam que as comprar vão minguar.
A diferença entre eleitores de Lula e de Bolsonaro, neste ponto, é gritante: 39% dos que votaram no petista afirmam que a ceia de Natal será mais farta, contra apenas 10% dos eleitores de Bolsonaro.
Já sobre presentes, 67% dos bolsonaristas afirmam que vão comprar menos coisas neste ano, contra 33% dos que declaram voto em Lula.
• Em Luziânia, Bolsonaro provoca governo Lula: “presidente sem povo é a primeira vez que vejo”
• Confira o funcionamento dos espaços culturais em Goiás durante os feriados de Natal e Ano Novo