Indonésia

Casal é punido com 140 chibatadas por sexo fora do casamento e consumo de álcool; veja fotos

Condenados por violar a sharia, dois jovens foram submetidos a flagelação pública

Casal é punido com 140 chibatadas por sexo fora do casamento e consumo de álcool violar a sharia jovens flagelação pública fotos
Imagem: Reprodução/X

Já pensou se você nasce lá? Em uma das regiões da Indonésia, atitudes consideradas comuns em boa parte do mundo podem resultar em punições severas. Foi o que aconteceu com um casal que recebeu 140 chibatadas em uma sessão pública de flagelação na província de Aceh, a única do país autorizada a aplicar oficialmente a sharia, a lei islâmica.

O casal foi considerado culpado por duas infrações previstas no código penal islâmico local: manter relações sexuais fora do casamento, crime punido com 100 chibatadas, e consumir bebida alcoólica, que prevê mais 40 golpes.

A punição ocorreu em público, prática recorrente em Aceh. A mulher, de 21 anos, recebeu os golpes aplicados por três agentes femininas, que se revezaram no uso de uma vara de rattan, um tipo de bambu tradicionalmente utilizado nesse tipo de castigo.

Durante a execução da pena, a jovem chorou e acabou desmaiando, após um número de golpes que as autoridades classificaram como recorde em uma única sessão pública. Após perder a consciência, a jovem foi retirada do local por agentes mulheres e levada de ambulância.

No mesmo evento, outras quatro pessoas também foram castigadas. Entre elas, um agente da polícia islâmica de Aceh, que recebeu 23 chibatadas ao lado de sua parceira. De acordo com as autoridades, ambos foram punidos por estarem em proximidade íntima em um local privado, conduta considerada uma violação da sharia. Segundo o chefe da polícia islâmica da província, o agente foi encontrado sozinho com a mulher na casa dela e, além da punição física, deverá ser demitido.

Embora a Indonésia seja um país de maioria muçulmana, Aceh é a única província onde a sharia é aplicada de forma oficial. Na região, diversas infrações morais e comportamentais podem resultar em chibatadas públicas, prática adotada há anos.

Organizações de direitos humanos criticam duramente esse tipo de punição, classificando-a como cruel e desumana. Os grupos afirmam que as chibatadas não são devidamente regulamentadas e defendem mudanças nas regras, especialmente para garantir apoio físico e psicológico às pessoas submetidas aos castigos após a execução das penas.

Casal é punido com 140 chibatadas por sexo fora do casamento e consumo de álcool; veja fotos

Foto: Reprodução/X
Foto: Reprodução/newscentraltv
Foto: Reprodução/newscentraltv