OPORTUNIDADES

CNU: Inscrição para o “Enem dos Concursos” começa nesta sexta-feira (19)

O “Enem dos Concursos”, que vai selecionar candidatos para ocupar 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais, terá prova no dia 5 de maio

Número de inscrições para o Enem 2022 é 11,6% maior do que no ano passado (Foto: Agência Brasil)
Enem dos Concursos pode mudar a cara do serviço público no Brasil (Foto: Agência Brasil)

As inscrições para o Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como Enem dos Concursos, estão abertas a partir desta sexta-feira (19) e podem ser feitas até o dia 9 de fevereiro.

O Enem dos Concursos, ou CNU, que vai selecionar candidatos para ocupar 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais, terá prova no dia 5 de maio, com previsão de participação de mais de 3 milhões de candidatos. O prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição é de 19 a 26 de janeiro.

A taxa de inscrição será de R$ 60 para vagas de nível médio; e de R$ 90 para vagas de nível superior. Estão isentos desse pagamento os candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); aqueles que cursam ou cursaram faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); assim como aqueles que realizaram transplante de medula óssea.

Como fazer inscrição no CNU?

Para se inscrever no CNU, o candidato deve acessar sua conta na plataforma Gov.br. Serão aceitos todos os níveis de conta (ouro, prata ou bronze). Em seguida, é necessário preencher os formulários e anexar os documentos exigidos no edital.

No momento da inscrição, o candidato vai escolher um dos oito blocos temáticos.

Como serão as provas do Enem dos concursos?

As provas do CNU serão aplicadas simultaneamente em 220 cidades de todo o Brasil. Com isso, 94,6% da população do país estará a até 100 km de um local de prova do concurso. Ao todo, estão previstos 5.141 locais de aplicação. “Fica mais fácil para todo mundo fazer a prova”, defendeu a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante entrevista no programa “Bom dia, Ministra”.

Provas

As vagas são divididas em oito blocos temáticos, com oportunidades para candidatos de nível médio e superior. Uma única inscrição valerá para concorrer a um posto em mais de um órgão, desde que dentro do mesmo eixo temático.

O exame será dividido em dois turnos no mesmo dia, com questões objetivas e dissertativas. A Fundação Cesgranrio será a responsável pela aplicação.

A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será no dia 3 de junho. Os resultados finais serão anunciados em 30 de julho. Em 5 de agosto terá início a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.