Datafolha: 34% dos petistas se identificam com a direita e 14% dos bolsonaristas dizem ser de esquerda
Pesquisa aponta que 47% dos brasileiros se definem como de direita ou centro-direita
Pesquisa do Datafolha mostra que 34% dos eleitores que se dizem petistas se identificam como de direita ou centro-direita. Entre os bolsonaristas, 14% afirmam ser de esquerda ou centro-esquerda.
Segundo Bruno Bolognesi, cientista político e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o resultado reflete a falta de clareza sobre os conceitos ideológicos, a influência do carisma pessoal de Lula e Jair Bolsonaro, além da polarização política.
De acordo com o levantamento, 47% dos brasileiros se definem como de direita ou centro-direita, enquanto 28% se colocam como de esquerda ou centro-esquerda. Ao mesmo tempo, 40% se declaram petistas e 34% bolsonaristas.
A pesquisa foi realizada em dezembro, em 113 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais. Os entrevistados se posicionaram em duas escalas: uma de identificação política, que vai de bolsonarista a petista, e outra ideológica, que vai da esquerda à direita.
O cruzamento dos dados indica que, entre os petistas, 47% se dizem de esquerda ou centro-esquerda, 34% de direita ou centro-direita, 9% de centro e 9% não souberam responder. Já entre os bolsonaristas, 76% se identificam como de direita ou centro-direita, 14% como de esquerda ou centro-esquerda, 8% como de centro e 2% não souberam se classificar.
Com informações da Folha de São Paulo
Leia também: