INAUGURAÇÃO

Delegacia de crimes raciais será inaugurada nesta quarta-feira (14), em Anápolis

A partir desta quarta-feira (14), Anápolis conta com uma delegacia especializada em casos de Crimes…

Foto: Reprodução/Google Street View

A partir desta quarta-feira (14), Anápolis conta com uma delegacia especializada em casos de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (GEACRI). A unidade funcionará na Rua 7 esquina com a Rua 14, no Bairro JK Nova Capital, mesmo prédio onde estão as instalações da Delegacia do Idoso, da Pessoa com Deficiência e de Trânsito.

Segundo o delegado responsável, Manoel Vanderic, a delegacia irá receber denúncias de pessoas vítimas de racismo, discriminação e intolerância, seja ela por cor, etnia, religião, condição, orientação sexual ou identidade de gênero.

“A investigação e o atendimento desses crimes precisam ser diferenciados, a pessoa que procurar ajuda e vai expor sua intimidade, contar situações que muitas vezes precisam correr em sigilo e ainda de atendimento psicológico”, disse o delegado.

Ainda de acordo com Vanderic, o GEACRI será implantado em várias regionais da Polícia Civil do Estado de Goiás. “Anápolis é a primeira etapa, já estamos funcionando há duas semanas e agora será oficializado”, disse.

À Reportagem o delegado contou ainda que o GEACRI já fez parcerias com representantes de várias entidades classistas e que em Anápolis muitos haitianos e venezuelanos sofrem com a xenofobia e preconceitos de origem.

“Anápolis é uma cidade extremamente preconceituosa e religiosa, grande parte discrimina muito a questão sexual e principalmente as religiões de origem africana. Acredito que assim que conquistarmos a credibilidade dessa população, convencê-los a denunciar e mostrar que estamos aqui para resolver, penso que a demanda será bem grande”, finaliza Vanderic.