Campanha

Dia das Crianças em comunidade calunga terá entrega de bicicletas arrecadadas

A comemoração do Dia das Crianças deste ano terá novidades para os meninos e meninas…

A comemoração do Dia das Crianças deste ano terá novidades para os meninos e meninas da comunidade calunga do Vão de Almas, em Cavalcante, no Nordeste goiano. É que elas vão ganhar um presente especial, que, além de servir como brinquedo, será muito útil no dia a dia, sobretudo para chegar à escola. Fruto de doações do projeto De Bike Pra Escola, as primeiras 60 bicicletas arrecadadas serão entregues às crianças na comunidade nesta quarta-feira (12).

Parceira do projeto, idealizado por três estudantes de São Paulo, a promotora de Justiça Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto informa que a entrega das bicicletas acontecerá num evento festivo, com brincadeiras, mas também orientações sobre cuidados ao pedalar. Além de integrantes da promotoria, a ação mobilizará mais de 10 voluntários, entre moradores de Cavalcante, da comunidade calunga e visitantes vindos de São Paulo.

O projeto De Bike pra Escola surgiu a partir da mobilização das estudantes Carla Marinho, Amanda Letícia e Maria Lívia. Colegas em um cursinho pré-vestibular na capital paulista, elas se sensibilizaram com a dura realidade das crianças da comunidade de Vão de Almas. Muitas delas têm de caminhar até 15 quilômetros para chegar à escola, em razão da dificuldade de acesso do transporte escolar.

Ao tomar conhecimento da situação, Carla Marinho, que é sobrinha da promotora Úrsula Cavalcante, resolveu fazer algo para tentar ajudar esses meninos e meninas. Ao conversar com a tia, constatou que poderia colaborar com uma ideia que contribuísse para o acesso à educação. Buscou, então, o apoio das amigas para colocar em prática o projeto de arrecadar bicicletas para as crianças por meio de doações, seja dos veículos ou do dinheiro para adquiri-los.

A campanha, iniciada no ano passado, foi concebida para alcançar o maior possível número possível de adesões, facilitando as doações. Assim, foi utilizado um site de arrecadação, o Vakinha, que permitiu chegar ao número de bikes que estão sendo entregues nesta primeira ação. Com a divulgação da proposta pelas redes sociais, em especial o Facebook, a mensagem do projeto sensibilizou doadores de São Paulo, Brasília e Goiânia.

A intenção das idealizadoras da iniciativa, contudo, é conseguir mais doações para chegar à meta de 120 bicicletas, o que atenderá a toda comunidade. A iniciativa conta com o apoio integral do Ministério Público na comarca.
Quem quiser colaborar, pode doar pelo site www.vakinha.com.br/vaquinha/de-bike-pra-escola ou pelo e-mail [email protected] (para quem prefere doar bicicletas). Para conhecer o projeto, acesse o site www.debikepraescola.com.br, a página no Facebook (www.facebook.com/debikepraescola) ou o Instagram (www.instagram.com/debikepraescola).

(MPGO)