Dormir menos de 7 horas por noite diminui expectativa de vida, afirma estudo
Pouco tempo de sono é o segundo maior fator na redução de expectativa de vida
Um novo estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Ciência e Saúde do Oregon, nos Estados Unidos, afirma que dormir menos de sete horas por noite é um dos principais fatores na diminuição de expectativa de vida.
- Mulher ou homem: quem realmente precisa dormir mais? Estudo revela
- Tirar um cochilo traz benefícios? Veja quanto tempo é o ideal e quem deve evitar
O time de pesquisadores examinou respostas dadas ao Center of Disesase Control, que faz uma pesquisa telefônica mensal por todos os Estados Unidos. Os participantes respondiam a uma questão simples: “Em média, quantas horas de sono você tem em um período de 24 horas?”.
Utilizando esses dados, que contêm respostas de todos os mais de três mil condados do país, — uma subdivisão que não existe no Brasil, que engloba várias cidades — de áreas rurais e urbanas entre 2019 e 2025, o estudo demonstrou que não importa se você mora na cidade ou no campo: os efeitos são os mesmos.
- Dormir mais no fim de semana pode provocar obesidade, ataques cardíacos e derrames
- Dormir pelado faz bem para a saúde? Confira a resposta
Publicado no SLEEP Advances, revista científica focada em pesquisas sobre o sono e o ciclo circadiano, a pesquisa também comparou a falta de sono com outros hábitos que tendem a diminuir a expectativa de vida: em primeiro lugar, fumar é o pior, com a falta de sono em segundo. Seguem, abaixo, obesidade, diabetes e sedentarismo.
Pessoa que fica acordada até tarde sem motivo: o que diz a psicologia
Dormir ao fim do dia é uma atividade tão importante quanto todas as outras que as pessoas executam na rotina diária, mas nem todos conseguem realizá-la de maneira adequada e passam noites sem dormir. Especialistas em psicologia começaram a encontrar Continue lendo…