SAÚDE

Pessoa que fica acordada até tarde sem motivo: o que diz a psicologia

Ficar acordado até tarde prejudica rendimento no outro dia, no entanto roubamos horas de sono de forma intencional

Ficar acordado até tarde: psicologia explica por que fazemos isso (Foto: Pixabay)
Ficar acordado até tarde: psicologia explica por que fazemos isso (Foto: Pixabay)

Dormir ao fim do dia é uma atividade tão importante quanto todas as outras que as pessoas executam na rotina diária, mas nem todos conseguem realizá-la de maneira adequada e passam noites sem dormir. Especialistas em psicologia começaram a encontrar justificativas que talvez expliquem por que alguém fica acordado até tarde sem razão aparente.

Há psicólogos dedicados ao estudo da procrastinação na hora de dormir. Essa prática consiste em roubar horas de sono para dedicar a hobbies ou tarefas pendentes. Segundo eles, trata-se de uma tentativa de se “reconectarem consigo mesmos”.

De acordo com estudos desses psicólogos, as pessoas que postergam a hora de deitar consideram que a noite é o momento em que elas realmente têm tempo para elas mesmas, sem se importar em ficar cansadas ou sonolentas no outro dia.

Ficar acordado: ato de rebeldia

Geralmente, trata-se de realizar atividades que dão prazer e das quais elas são privadas durante o dia, razão pela qual essas pessoas decidem se rebelar “contra a falta de tempo e empregam as horas de descanso para se dedicar ao que não puderam fazer durante o dia”.

Especialistas elencam uma série de conselhos para lidar com o problema. Há, por exemplo, relatos de famílias que fazem uma caminhada durante o entardecer e começo de noite com os filhos para proporcionar uma noite melhor de sono. Essa atividade ajuda a consumir energia e equilibrar as próprias emoções.

Sobre saúde e bem-estar, leia também