“Ele não foi eleito para ser xerife do mundo”, diz Lula sobre Trump em evento do PT
Lula, em seu discurso, fez críticas a Trump e questionou as interferências dos EUA na política global

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (22), durante um discurso nas comemorações dos 45 anos do Partido dos Trabalhadores, no Rio de Janeiro, que Donald Trump “não foi eleito para ser xerife do mundo” e criticou declarações do presidente dos EUA sobre a anexação da Groenlândia e do Canadá. Lula também destacou que os Estados Unidos adotam atualmente uma postura diferente da que defendiam no passado e reforçou que “quem vai governar o Brasil somos nós”.
Lula também comentou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, de bloquear a plataforma de vídeos Rumble no Brasil. Ele elogiou o magistrado e o procurador-geral da República pela atuação contra os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro e afirmou que a Justiça brasileira não pode ser ameaçada.
O Rumble foi alvo da decisão de Moraes por descumprir ordens judiciais e permitir conteúdos que desrespeitam a legislação brasileira. A plataforma, popular entre conservadores nos EUA, se apresenta como defensora da liberdade na internet, mas já esteve envolvida em diversas controvérsias.