Genial/Quaest

Eleições 2026: Lula amplia vantagem e mantém liderança nos 2 turnos, aponta Quaest

Pesquisa Geinal/Quaest, divulgada nesta quinta-feira, 9, mostra favoritismo do petista, inclusive em eventual disputa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro

Imagem mostra presidente Lula durante solenidade do Governo Federal. Ao fundo, plateia acompanha evento em auditório cheio
Lula lidera em todos os cenários consultados, superando, inclusive, Jair, Michelle e Eduardo Bolsonaro (Foto: Presidência da República)

A um ano das eleições de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando as pesquisas de intenção de voto nos diferentes cenários e nos dois turnos. Os números que demonstram o favoritismo do petista foram aferidos em nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (9/10). 

Lula lidera, inclusive, em uma eventual disputa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que entre os nomes da direita detém o melhor resultado. São 35% das intenções de voto para Lula, enquanto Jair fica com 26%. O ex-presidente, no entanto, está inelegível e, consequentemente, impedido de participar da corrida eleitoral do ano que vem. 

SAIBA MAIS:

O levantamento mostra que Lula tem entre 35% e 43% das intenções de voto em oito diferentes cenários de primeiro turno. Contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o petista soma 36% contra 21%.

Em eventual disputa com Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, Lula oscila entre 39% e 42%, enquanto Tarcísio soma 18% ou 19%, o que varia conforme se alteram os demais nomes inseridos na simulação de primeiro turno. Já o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PL) marca de 15% a 23%.

Segundo turno

O petista também leva a melhor em todos os cenários de segundo turno. Seus resultados oscilam entre 41% e 47% a depender do nome experimentado. Ciro Gomes, do PDT, detém a menor diferença (9 pontos percentuais), sendo o único a figurar com menos de 10 pontos de distância.  Ciro supera, inclusive, os resultados de Bolsonaro, que, em eventual segundo turno contra Lula, teria 36% – o petista marca 46%.

Já a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, cresceu dois pontos (34%). O governador de São Paulo, por sua vez, caiu na mesma proporção e soma, agora, 33%, contra 45% de Lula. A maior lacuna (de 23 pontos) está entre o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD) e o atual mandatário. Leite teria, segundo o levantamento, 22% dos votos.  

Espontânea

Lula também obteve ganhos na pesquisa espontânea, ou seja, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados. Nesse caso, o petista, que aparecia anteriormente com 15% das intenções, agora tem 19%. Bolsonaro, que, por sua vez, no último levantamento aparecia com 11%, agora tem 6%. Os indecisos somam 69%. 

VEJA TAMBÉM:

Os indicadores foram levantados entre os dias 2 e 5 de outubro. Ao todo, 2.004 brasileiros de 16 anos ou mais responderam aos questionamentos feitos presencialmente pelo instituto.