demorou

Empresário que lambeu arma é preso por ameaçar homem com faca em SP

O empresário José Sabatini, 71 anos, foi preso pela Polícia Militar de São Paulo após…

José Sabatini é investigado por ameaçar Lula e pedir que Bolsonaro dê golpe Empresário que lambeu arma é preso por ameaçar homem com faca
José Sabatini (Foto: Reprodução Twitter)

O empresário José Sabatini, 71 anos, foi preso pela Polícia Militar de São Paulo após ameaçar um homem com uma faca na cidade de Artur Nogueira, Região Metropolitana de Campinas. Para quem não lembra, recentemente viralizou um vídeo no qual Sabatini aparece lambendo o cano de uma arma [assista aqui]. Na gravação, ele pede que o presidente Jair Bolsonaro (PL) “dê um golpe no Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal”.

Preso

De acordo com o Boletim de Ocorrência, José discordou de uma cobrança de honorários advocatícios que o homem moveu contra ele na Justiça. O morador de Artur Nogueira afirma que ele e o pai teriam sido ameaçados com uma faca pelo empresário. Sabatini estava em sua residência quando foi levado pela polícia.

Crime contra a democracia

O empresário paulista já era investigado pela Polícia Civil após a publicação do vídeo em que aparece lambendo uma espingarda. Na gravação ele caminha pelo centro de São Paulo com uma arma na cintura. Ao pedir que Bolsonaro dê um golpe no Congresso Nacional, José cometeu um crime contra a democracia.

Sabatini tinha um pedido de prisão preventiva expedido contra ele, segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo). De acordo com as informações confirmadas pela pasta, o homem continua à disposição da Justiça.

O caso e a conduta do bolsonarista, inclusive em razão do porte de arma, são investigados pelo 3° Distrito Policial e pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), paralelamente.

Bolsonarista que lambeu arma foi investigado por ameaça a Lula

Em 2021, José Sabatini foi investigado pelo DHPP após um vídeo em que ele aparecia fazendo ameaças a Lula começar a circular nas redes sociais.

Nesta gravação, feita após o Supremo Tribunal Federal anular as condenações do ex-presidente, ele dá tiros em alvos e, dirigindo ao petista, diz que ele “vai ter problema”.

O empresário não chegou a ser indiciado pela polícia pelo episódio, mas teve duas armas, que estavam em sua casa, apreendidas. Atualmente, ele responde a um processo de injúria movido por Lula.

Segundo a Polícia Civil, Sabatini tem pelo menos duas passagens anteriores na Justiça por conta de tentativas de homicídio em 1998 e 2005.

*Com informações do UOL