EMPREGO

Faltam candidatos e sobram vagas de emprego em Anápolis

Na contra mão dos dados nacionais onde 30% dos cerca de 12,1 milhões de desempregados…

Anápolis tem mais 500 vagas de empregos abertas Foto: Divulgação/Governo de Goiás
Anápolis tem mais 500 vagas de empregos abertas Foto: Divulgação/Governo de Goiás

Na contra mão dos dados nacionais onde 30% dos cerca de 12,1 milhões de desempregados estão na busca por emprego há mais de 2 anos, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Anápolis a procura por essas vagas está em baixa, e algumas acabam se perdendo por falta de candidatos. É o que aponta a última análise do Sistema Nacional de Emprego ( Sine) em Anápolis feita a pedido do Mais Anápolis.

Max Lânio gerente das Políticas De Trabalho, Emprego e Renda, em Anápolis, contou que a procura por essas oportunidades anda em baixa, e tendem até expirar no sistema no Sine. “Tem vagas que acabam se perdendo, e não são preenchidas, às vezes ficam abertas por muito tempo e não encontramos ninguém que se enquadra”, explica o gerente.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o desemprego no país foi de 11,2%, isso no trimestre encerrado em fevereiro desse ano de 2022, mas é o menor resultado desde 2016 (9,6%). E o Sine da cidade está ofertando nesta quinta-feira (31), 500 vagas de emprego em diversas áreas, e essa quantidade tende a aumentar nas próximas semanas, pois de acordo com o gerente do Sine  ele afirmou que as empresas estão crescendo o quadro de funcionários agora com o aquecimento do mercado, com retomada pós-pandemia.

Max Lânio, afirmou ainda para a reportagem,  que essa dificuldade para preencher as vagas é pelo fato de que muitas pessoas não têm escolaridade ou formação. “Nem todas as vagas pedem um curso profissionalizante, às vezes basta ter o ensino fundamental e médio, mas aparece muitas pessoas que não têm isso. Quando aparece candidatos nessas condições encaminhamos para o EJA, para eles  possam tentar conseguir uma oportunidade”, conta Max.

O gerente das políticas de trabalho, emprego e renda, ainda deu dicas de como se profissionalizar de forma que gratuita e de conseguir ajuda para fazer o currículo. “As pessoas que desejam se profissionalizar podem buscar os Centros de Formação Profissional ou o Espaço da Oportunidade, lá conseguiram realizar cursos de forma gratuita e ainda ter ajuda para fazer o currículo, basta procurar esses lugares”, contou.

Para se candidatar as vagas basta utilizar o aplicativo Sine Fácil ou ir presencialmente na sede. As oportunidades são para todas as pessoas, independente da idade, nível de escolaridade e gênero.

Formas de encontrar as vagas

As vagas ficam disponíveis no SINE tanto de forma online ou presencial,  elas são atualizadas diariamente. O aplicativo Sine Fácil, está disponível para aparelhos iOS e Android. Para mais informações, o Sine Anápolis disponibiliza o seguinte telefone para contato: (62) 3902-1350

Para conferir as oportunidades presencialmente basta ir  na sede do SINE que fica na avenida Senador José Lourenço Dias, no setor central. Deve levar carteira de trabalho física ou digital, documentos pessoais (CPF e RG) e um currículo atualizado. O atendimento é de segunda à sexta, das 8 horas às 17 horas.