Sexta-feira, 02 de Outubro de 2026
despedida

Fãs e admiradores se despedem de Lito Sousa em velório em São Paulo

Influenciador morreu em decorrência da doença de Creutzfeldt-Jakob

Por - Goiânia, GO
Publicado em:
Creutzfeldt-Jakob: o que é a doença diagnosticada no influenciador Lito Sousa (Foto: redes sociais)

Via Folha de São Paulo – O corpo do influenciador Lito Sousa é velado na manhã desta sexta-feira (2) na Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo, em Santana, zona norte capital paulista.

Lito morreu nesta quinta (1º), aos 59 anos, apenas 41 dias após o anúncio de que havia recebido diagnóstico de doença de Creutzfeldt-Jakob, uma condição neurodegenerativa rara, de rápida evolução. Em setembro, Lito se submeteu a um tratamento experimental para tentar frear o avanço da doença.

Fãs e admiradores que chegavam para o velório destacam o talento do especialista em aviação em falar sobre o tema para o público leigo.

“Lito era um cara diferenciado. Mesmo existindo outros influenciadores que tratam do tema, ele era único. Conseguia trazer com facilidade um assunto tão complexo para as pessoas. Ele deixa um grande legado para a aviação. Não era um influenciador qualquer”, disse o administrador de empresas Arthur Lobo, 45, antes de entrar na cerimônia. A entrada de jornalistas não foi permitida.

Mecânico de aeronaves e também piloto, Lito criou em 2004 o blog Aviões e Músicas em 2004, que em 2010 chegou ao YouTube e hoje conta com 4,2 milhões de inscritos.

Para o educador Arturo Alcorta, 71, Lito tinha uma “sabedoria que raras pessoas têm” e mostrou a importância da excelência na aviação e na vida.

“Ele falava sobre qualidade, procedimentos, correção de erros. Vejo a fala do Lito como uma saída para essa loucura que estamos vivendo. A única saída para o país é entender o que é qualidade, e o Lito falava sobre isso através da aviação, de forma gentil e fácil”, afirmou. “Fico profundamente triste por não tê-lo conhecido.”

Viúva de Lito, a empesária Mila Seidl disse, em vídeo publicado nas redes sociais antes do velório, que o filho do casal, Malone, de 7 anos, preferiu não ir à cerimônia.

“Antes que todo mundo pergunte, o Malone não vai no velório. Ele não quis, e eu achei ótimo. Queria que ele preservasse outra imagem [do pai]”, disse.

Mila também pediu que as pessoas presentes na despedida não tirassem fotos.

“Queria fazer um único pedido, não tirem fotos. Tudo que cai na internet não sai nunca mais. Eu tenho um filho de 7 anos e quero preservar a imagem dele [Lito], aquela imagem que a gente vê bonita, então minha maior preocupação é essa.”

O enterro ocorre ainda nesta sexta-feira. Reservado a familiares e amigos, o sepultamento será realizado no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, unidade da FAB (Força Aérea Brasileira), também em Santana.

Categorias:
Brasil
Tags:
Lito Sousa Velório