FHC: “Espero que as Forças Armadas se mantenham fiéis à Constituição”
Ex-presidente se manifestou após entrega de cargos conjunta

“Espero que as Forças Armadas se mantenham fiéis à Constituição”, escreveu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), no Twitter. “Não bastasse a pandemia e o difícil momento econômico, há inquietação entre chefes militares”, lamentou.
A posição do ex-presidente vem após, nesta terça (30), os comandantes das Forças Armadas Edson Leal Pujol (Exército), Ilques Barbosa (Marinha) e Antônio Carlos Bermudez (Aeronáutica) colocarem seus cargos à disposição do general da reserva Walter Braga Netto, novo ministro da Defesa, que sucedeu o também general da reserva Fernando Azevedo, demitido por Jair Bolsonaro (sem partido) na segunda-feira (29).
Não bastasse a pandemia e o difícil momento econômico, há inquietação entre chefes militares.Espero que as FFAA se mantenham fiéis à Constituição. Mandamento que vale para todos os cidadãos. Mais ainda para os que temos a ver com a política. Equilíbrio e lei; ordem e progresso.
— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) March 30, 2021
Destaca-se que, na avaliação geral do Congresso (mesmo entre governistas), a debandada foi uma reação a tentativa de interferência do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Os militares, inclusive, devem ser convidados a darem explicações.
Em conversa com o Mais Goiás, contudo, o deputado federal por Goiás Major Vitor Hugo, um dos mais próximos de Bolsonaro, disse a troca de comandantes das Forças Armadas é natural e se adapta uma relação hierárquica. Segundo ele, Braga Netto é mais “moderno” que os comandantes que entregaram o cargo, o que justifica a saída.
Por moderno, ele quer dizer Pujol, Ilques Barbosa e Antônio Carlos Bermudez são mais antigos nas Forças Armadas que Braga Netto.
No Twitter, a palavra “golpe” foi citada mais de 250 mil vezes. Já tag #OPovoEstaComBolsonaro registrava 168 mil tuites, por volta das 16h15.