ORGULHO DE GOIÁS

Goiano é escolhido diretor global para o clima em organização internacional

A The Nature Conservancy (TNC) – organização científica internacional dedicada a conservação ambiental – anunciou,…

Goiano ingressa em organização internacional como diretor global para o clima
Goiano ingressa em organização internacional como diretor global para o clima (Foto: Reprodução / TNC / Anne Henshaw)

A The Nature Conservancy (TNC) – organização científica internacional dedicada a conservação ambiental – anunciou, nesta quinta (11), que o goiano Leonardo Lacerda ingressou na organização como seu novo diretor-gerente global para o clima. Natural da cidade de Goiás, Leonardo tem quase 30 anos de experiência de atuação nos setores do meio ambiente, desenvolvimento humano e justiça social.

Segundo reportagem do TNC, desde 2007 ele atua como diretor do programa ambiental da Oak Foundation, o qual já doou mais de US$ 350 milhões em causas ambientais, além de investir em equipes para para lidar com as mudanças climáticas, conservação marinha e comércio ilegal de vida selvagem.

“Em um momento em que o mundo precisa de um impulso global para enfrentar as emergências interconectadas de mudança climática e perda de biodiversidade, Leonardo traz liderança, pensamento criativo, cordialidade e uma compreensão profunda das questões ambientais e de conservação para a TNC”, disse Jennifer Morris, CEO da Nature, e completou: “Enquanto a TNC trabalha para apoiar soluções baseadas na natureza, promover soluções de energia limpa e trabalhar com governos globais para construir a resiliência das comunidades às mudanças climáticas, sua paixão, atitude de resolução de problemas e trabalho para impulsionar a mudança social nos ajudarão a alcançar nossos objetivos.”

Trajetória

O goiano, antes de participar da Oak Foundation, passou por cargos importantes no WWF, reivindicando os direitos de posse das terras florestais dos povos indígenas e possibilitando o estabelecimento de parques naturais e reservas em mais de 50 países, da Amazônia às florestas Taiga. Ele também ajudou a proteger habitat marinho e terrestre chave no Mediterrâneo.

“A TNC – como uma organização baseada na ciência, voltada para a missão e focada em soluções – está liderando o caminho para abordar alguns dos desafios mais urgentes do mundo”, disse Lacerda ao portal TNC. Segundo ele, “o mundo está em um ponto crítico e precisamos agir rapidamente para enfrentar as mudanças climáticas e a crise da biodiversidade. Estou ansioso para liderar uma equipe de indivíduos apaixonados, comprometidos, criativos e talentosos, para colher a diversidade formidável da rede TNC global e para construir as parcerias que vão entregar em mitigação climática de alto impacto e esforços de adaptação.”

Ressalta-se, Lacerda tem dupla cidadania brasileira e suíça e é fluente em cinco idiomas. Ele ficará no Brasil.