EDUCAÇÃO

Goiás terá mais de seis mil vagas na primeira edição do Sisu 2023

As intuições de ensino superior de Goiás tem mais de 6 mil vagas disponíveis para…

Resultado do Sisu é divulgado pelo MEC após atraso por 'problemas técnicos' Candidato precisa fazer a matrícula dentro do prazo estipulado
(Foto: Agência Brasil)

As intuições de ensino superior de Goiás tem mais de 6 mil vagas disponíveis para estudantes interessados em participar da primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023. As vagas são destinadas a todos os estudantes que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tiverem nota maior do que zero na redação. O Enem será aplicado nos próximos dois domingos, dia 13 e 20 de novembro.

Ao todo, cinco intuições federais aderem ao Sisu. As inscrições ao programa está prevista para começar em 31 de dezembro e permanecer aberta até dia 2 de fevereiro de 2023.

Confira as vagas em cada instituição na 1º edição:

  • Universidade Federal de Goiás (UFG): 4.414 vagas
  • Universidade Federal de Jataí (UFJ): 1.080 vagas
  • Universidade Federal de Catalão (UFCat): 1.309 vagas
  • Instituto Federal de Goiás (IFG): 204 vagas
  • Instituto Federal Goiano (IFGoiano): 101 vagas

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) não aderiu ao Sisu no próximo ano, mas, segundo o Portal Nacional da Educação, a instituição avalia aderir ao programa na primeira edição de 2024.

O que é o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um processo seletivo informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece vagas em cursos presenciais de instituições públicas do ensino superior. O critério de classificação é o desempenho no Enem mais recente.

Quando abrem as inscrições do Sisu, o candidato deve selecionar o curso, faculdade, unidade, turno e modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência). Ele disputa a com outras pessoas que fizeram as mesmas escolhas.

Durante o período de inscrição, é possível alterar as opções. Para a seleção será considerada a última preferência confirmada no sistema.

Ao final da etapa da inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem colocados em cada curso, universidade, unidade, turno e modalidade de concorrência de acordo com suas notas no Enem.

Os selecionados têm um prazo para fazer a matrícula na instituição onde conseguiram a vaga.

LEIA MAIS

Redação do Enem: professores apostam em temas como fake news e mobilidade

ProUni 2022: MEC prorroga prazo para a comprovação de dados; veja novas datas

Cadernos de prova do Enem já estão prontos, diz presidente do Inep

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt