REFORÇO

Macron apoia iniciativa de Lula de realizar conferência do clima na Amazônia

O presidente da França Emmanuel Macron utilizou o Twitter para reforçar apoio à iniciativa do…

"Falta de apreço pela diplomacia", diz deputada bolsonarista sobre reunião de Macron e Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente da França Emmanuel Macron utilizou o Twitter para reforçar apoio à iniciativa do presidente eleito Lula (PT) para realizar uma Conferência do Clima (COP) na Amazônia. “Nós precisamos disto e a França continuará a se comprometer [com a pauta]”, escreveu. Ele já tinha defendido a ideia durante sua participação na reunião do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).

Vale lembrar, o Macron foi um dos primeiros líderes mundiais a parabenizar Lula pela vitória no segundo turno das eleições presidenciais do Brasil. “Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países.”

Na última quarta-feira (16), o petista disse na cidade egípcia de Sharm el Sheilh, na COP27, o desejo de ter a COP30 na Amazônia. O País chegou a ser escolhido para sediar a COP em 2019, mas desistiu após a eleição de Bolsonaro (PL) em 2018.

“Vamos falar com o secretário-geral da ONU e vamos pedir pra que essa COP de 2025 seja feita no Brasil”, disse Lula e completou: “Na Amazônia, tem dois estados para receber qualquer conferência internacional, que é o Amazonas e o Pará.”