Nesta sexta e sábado

Manifestações pela Amazônia estão previstas para ocorrer em diversas cidades brasileiras

Neste final de semana estão previstas manifestações em diversas cidades brasileiras em defesa da Amazônia.…

Satélites da Nasa mostram os focos de incêndios (Foto: Divulgação Nasa)

Neste final de semana estão previstas manifestações em diversas cidades brasileiras em defesa da Amazônia. Em Goiânia o ato está previsto para sábado, a partir das 14 horas no Parque Vaca Brava, no setor Bueno. De lá, os manifestantes seguem para a Praça Cívica, no Centro.

Em capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, e Salvador os atos ocorrem nesta sexta (23). Já em outras, como Manaus, Natal e São Luís os protestos serão no dia 24. Em Belo Horizonte, será no domingo (25). Confira lista completa abaixo:

Em Goiânia o ato está previsto para sábado, a partir das 14 horas no Parque Vaca Brava, no setor Bueno. (Imagem: Divulgação)

Os atos já foram registrados cidades internacionais como Londres, Paris, Madri, Dublin, Barcelona, Lisboa, Berlin, Genebra, Nápoles e Amsterdã.

O assunto tomou proporção na última semana após dados apontarem que o número de queimadas tem aumentado em mais de 52% este ano. Figuras mundialmente conhecidas se posicionaram sobre o caso, como Gisele Bündchen, Leonardo DiCaprio, Kim Kardashian e Madonna.

Governantes de outros países também se mostraram preocupados com a ameaça à Amazônia. Um deles é o presidente francês Emmanuel Macron, que afirmou que a as queimadas geraram uma crise internacional.

O francês disse ainda que irá discutir o caso no G7, que é composto pela Alemanha, Canadá, França, Estados Unidos, Itália, Reino Unido e Japão. Além disso, anunciou que o governo irá desembolsar 9 milhões de euros para um programa com o intuito de preservar a Amazônia.

Na última semana, Alemanha e Dinamarca suspenderam os repasses que faziam ao Fundo Amazônia devido ao aumento do desmatamento na floresta. Por outro lado, Bolsonaro afirmou que o Brasil não precisa do dinheiro de outras federações para proteger a floresta, pois tais países querem apenas se apoderar do Brasil. Outra declaração polêmica do presidente é que as Ongs estariam por trás do aumento das queimadas que ocorrem na floresta amazônica.

*Com informações de agências de notícia