Eleições 2014

Marconi vence em 95% dos municípios goianos

Governador também foi líder na região do entorno do Distrito Federal

//
//

Candidato à reeleição pela coligação “Garantia de um Futuro Melhor para Goiás”, o governador Marconi Perillo (PSDB) venceu em 232 dos 246 municípios. Ou seja, o tucano derrotou seus adversários em cerca de 95% das cidades goianas. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Marconi não liderou a disputa em apenas 14 cidades: Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aurilândia, Bonfinópolis, Caiapônia, Caldazinha, Catalão, Firminópolis, Goiânia, Hidrolândia, Itajá, Santo Antônio da Barra e Senador Canedo. Mesmo assim, o governador conseguiu diminuir a vantagem de seus adversários nas maiores cidades administradas por prefeitos da oposição.

Na Capital, por exemplo, a diferença do governador para Iris Rezende (PMDB) foi de apenas 27 mil votos. O peemedebista obteve 36,63% dos votos válidos. Marconi, 32,76%. Em 2010, a diferença de Iris para Marconi, em Goiânia, foi de 17 pontos porcentuais. Em Aparecida de Goiânia, administrada por Maguito Vilela, do PMDB de Iris, a diferença também foi pequena: 37,18% para o governadoriável do peemdebsta e 32,29% para Marconi.

O governador também venceu em redutos eleitorais dos adversários. Na cidade de Goiás, administrada pelo PT, Marconi conquistou 65,58% dos votos válidos, enquanto o candidato do partido que governa o município, Antônio Gomide, teve pouco mais de 10%, ficando em terceiro lugar. Ceres também é administrada pelo PT. Lá, Marconi venceu com 51%. Gomide ocupou a terceira colocação, com 14,3%. Em Jataí, onde o PMDB sempre obteve boas votações, Marconi foi o preferido da população, com 45,71%. Iris Rezende, por sua vez, conseguiu menos de 30%.

No Entorno do Distrito Federal, o tucano venceu, com ampla frente de votos, em todas as 20 cidades da região. Em Luziânia, Marconi teve 62,22% dos válidos, impondo uma frente de 46 pontos percentuais sobre o segundo colocado.

Em Novo Gama, Marconi teve 51,45%. Mais que o dobro do número de votos de Iris. Em Santo Antônio do Descoberto a vantagem do tucano também foi grande. O governador alcançou 61,2%; o peemedebista teve 38% dos votos válidos. Em Valparaíso, Marcoini venceu com 47,98%. O candidato do PMDB foi o quarto colocado, o tucano .

Além disso, Marconi derrotou Iris em Cristianópolis, cidade natal do peemdebista. Lá, o governador conquistou 53,4% do eleitorado, enquanto o peemedebista teve 35,8%.

O empresário Vanderlan Cardoso (PSB) também foi o mais votado em sua cidade, Senador Canedo. Marconi foi o segundo colocado. O ex-prefeito de Anápolis, Antônio Gomide venceu na cidade que administrou por cinco anos. Ele teve 56,41% dos votos. O governador também se manteve em segundo lugar no município, com 34,12%. Enquanto isso, o principal adversário de Marconi no segundo turno, Iris teve apenas 4,59%, em Anápolis.