Onça resgatada em rio após ser baleada deve voltar à natureza nos próximos dias
Onça tem apresentado sinais positivos de recuperação e já demonstra comportamentos típicos de um animal selvagem
Uma onça resgatada após ser baleada no Amazonas deve voltar à natureza nos próximos 30 dias. O animal, retirado do Rio Negro, em Manaus, com fragmentos de chumbo alojados na cabeça e pescoço, está em fase final de reabilitação. O felino, um macho com cerca de dois anos, nadava por horas no rio quando foi encontrado. Visivelmente ferido por disparo de arma de fogo, o animal foi submetido a cuidados de uma equipe especializada.
VEJA TAMBÉM:
Avaliações feitas por profissionais da área veterinária constataram que a onça sofreu ferimentos provocados por armamento de caça. O animal foi baleado na cabeça e exames revelaram a presença de mais de 30 fragmentos de chumbo espalhados pelo crânio e pescoço. Além disso, a onça perdeu alguns dentes.
Em entrevista ao G1, o biólogo e diretor do Zoológico do Tropical, onde o felino se encontra, em Manaus, Nonato Amaral, disse que ele tem apresentado sinais positivos de recuperação e já demonstra comportamentos típicos de um animal selvagem.
Para garantir o mínimo de contato humano durante a recuperação, a onça permanece em isolamento total, sendo monitorada por câmeras instaladas no local. Nas próximas semanas, representantes de instituições ambientais devem se reunir para definir o local ideal para a soltura.
LEIA MAIS: