Pesquisa revela que café é eficaz no combate de um tipo de câncer; saiba qual
Extrato do café bloqueou a progressão das células tumorais
Pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) identificaram que certas propriedades do café podem atuar diretamente no combate a um tipo de câncer, reforçando resultados que dão base à pesquisa que revela que café é eficaz nesse processo — assunto que tem despertado curiosidade sobre qual câncer é afetado. O estudo, realizado em parceria com a Unirio, a Embrapa Rondônia e o INCA, analisou diferentes métodos de extração e tipos de torra do Café Robusta Amazônico, produzido em Rondônia.
- Quais são os piores alimentos para o café da manhã? Veja o que evitar
Segundo os autores, quando a bebida é preparada de forma a preservar melhor compostos como cafeína e ácidos clorogênicos, os extratos conseguem induzir a degradação de células tumorais de câncer de próstata e impedir sua multiplicação. Nos testes laboratoriais, feitos in vitro, houve redução significativa de células tumorais sem prejuízo às células saudáveis.
Fernanda Santos, mestranda do PPG-CAPS e pesquisadora do estudo, explica que uma das grandes dificuldades no enfrentamento do câncer é justamente a capacidade acelerada de proliferação das células doentes. Porém, o extrato de café analisado conseguiu bloquear a progressão do ciclo celular dessas moléculas tumorais.
- Cardiologistas revelam a fruta ideal para comer todos os dias pela manhã; saiba qual e por quê
Com resultados considerados promissores, a expectativa é de que os compostos do café também possam, no futuro, auxiliar no combate a outros tipos de câncer. Além do viés científico e nutricional, a pesquisa destaca o impacto social da bebida, amplamente consumida no Brasil e produzida, nesse caso, por agricultores familiares da região Norte, onde o grão tem forte relevância econômica.
Café pode ajudar a viver mais, mas depende de dois fatores
Nos Estados Unidos, cerca de 75% dos adultos consomem café diariamente, e cada gole faz parte de um ritual que marca o início do dia ou os momentos de pausa. No entanto, a médica e pesquisadora Trisha Pasricha alerta que o impacto do café sobre a saúde depende muito mais de Continue lendo…
- Boa alimentação dispensa uso de suplemento? Médico responde
- Veja quais carnes não devem ser grelhadas por risco de câncer