MINAS GERAIS

PF prende hacker suspeito de vazar dados de 223 milhões de brasileiros

Foi preso nesta sexta-feira, pela Polícia Federal, o suspeito do maior vazamento de dados do…

PF prende hacker suspeito de vazar dados de 223 milhões de brasileiros
PF prende hacker suspeito de vazar dados de 223 milhões de brasileiros (Foto: divulgação/PF)

Foi preso nesta sexta-feira, pela Polícia Federal, o suspeito do maior vazamento de dados do Brasil, em Uberlândia (MG). De acordo com a investigação, o hacker, de 24 anos e conhecido como Vandathegod, é responsável pela divulgação de informações de 223 milhões de brasileiros.

Os investigadores que integram a operação da PF, batizada de Deepwater, cumprem ainda cinco mandados de busca e apreensão na própria Uberlândia e em Petrolina (PE). A pedido da PF, as ordens judiciais foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o G1, os investigadores identificaram que dados sigilosos de pessoas físicas e jurídicas foram disponibilizados em um fórum na internet. A página é especializada em troca de informações sobre atividades cibernéticas.

Nesse site, eram apresentadas informações de pessoas físicas e jurídicas, como CPF e CNPJ, nome completo e endereço. Há suspeita de que autoridades públicas estejam entre os alvos dos criminosos.

A  Polícia Federal informou que a divulgação de parte dos dados sigilosos foi feita gratuitamente por um usuário do fórum que, ao mesmo tempo, pôs à venda o restante das informações sigilosas . Tais informações poderiam ser adquiridas com criptomoedas.

Após diligências, a PF identificou o hacker suspeito de obter, divulgar e comercializar os dados, assim como outro hacker que estaria vendendo as informações por meio de suas redes sociais.

Em fevereiro, a empresa de segurança digital Psafe, a mesma que descobriu o megavazamento de 223 milhões de CPFs em janeiro, encontrou indícios de roubo de informações de 100 milhões de números de celular.

Este mês, no mesmo fórum em que foi divulgado o megavazamento, também foram oferecidaas 76 milhões de contas de celulares e 10 miilhões de senhas de e-mails de brasileiros.