SAÚDE PÚBLICA

Prefeitura de Goiânia disponibiliza três postos de vacinação antirrábica

O último caso de raiva canina foi em 2000, e de raiva humana em 1999. Em 2022, ocorreram dois casos de raiva em gatos

Vacinação antirrábica em Goiânia (Foto: Secom - Divulgação)

A Prefeitura de Goiânia disponibiliza três postos de vacinação antirrábica para cães e gatos durante todo o ano. Objetivo é dar à população oportunidade de imunizar bichos de estimação em datas alternativas à campanha anual, que ocorre em setembro

Os donos dos pets podem procurar o Centro de Zoonoses, o Centro de Saúde e Bem-Estar Animal e a Escola de Veterinária da UFG. Este último funciona em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Podem ser vacinados cães e gatos acima de três meses de vida, que estejam saudáveis. As fêmeas gestantes e lactantes deverão aguardar a desmama dos filhotes para serem vacinadas. A vacina é gratuita, e caso o tutor tenha acima de cinco animais é necessário o agendamento para que a vacinação seja feita na residência.

Em Goiânia, o último caso de raiva canina foi em 2000, e de raiva humana em 1999. Em 2022, ocorreram dois casos de raiva em gatos, causados pela variante da doença em morcego.

Confira os endereços e horários de atendimento:

  • Centro de Zoonoses: Rodovia GO-020, Km 08 – Fazenda Vale das Pombas: Todos os dias da semana, inclusive sábado e domingo, com plantão 24 horas.
  • Centro do Bem- Estar Animal: Avenida José Martins Guerra – Jardim Balneário Meia Ponte – segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.
  • Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG – Rodovia Goiânia – Nova Veneza, km 8, Campus Samambaia. De segunda-feira a quintas-Feira: 8h às 12h, e 13h às 17h. Sexta-feira: 13h às 17h.

Índice de vacinação nas últimas campanhas de vacinação antirrábica:

-2021: 126.031 (73,21% de cobertura vacinal).
-2022: 116.179 (67,4% de cobertura vacinal)